fbpx

Exercício aeróbico está associado à melhor função cognitiva em adultos

Postado em 6 de fevereiro de 2019 | Autor: Marcella Gava

Exercícios aeróbicos podem melhorar função cognitiva / executiva

Stern e colaboradores realizaram estudo a fim de determinar a eficácia de exercícios aeróbicos sobre a função cognitiva de adultos jovens. Para isso, eles selecionaram 132 indivíduos sem disfunção cognitiva, não fumantes, com idade entre 20 e 67 anos, e com capacidade aeróbica abaixo da média (sedentários). Eles foram aleatoriamente distribuídos em 2 grupos: AF –  exercício aeróbico e AL – alongamento/tonificação, ambos durante seis meses, quatro vezes por semana.

Avaliações foram realizadas antes da randomização, após 12 e após 24 semanas de intervenção e incluíram verificação da capacidade aeróbica; função cognitiva em vários domínios (função executiva, memória episódica, velocidade de processamento, linguagem e atenção), função diária, índice de massa corporal (IMC) e espessura cortical.

Os autores verificaram que o grupo AF, em comparação ao grupo AL, apresentou ao final das 24 semanas de intervenção melhora da capacidade aeróbica (p = 0.038); melhora da função executiva (p = 0.038), sendo diretamente proporcional a idade dos participantes; redução do IMC (p = 0.013); e aumento significativo da espessura cortical frontal esquerda, sem relação com a idade.

Dessa forma, os autores concluíram que existe o efeito positivo do exercício aeróbico sobre a cognição, e afirmaram os benefícios do exercício aeróbico para indivíduos jovens.

Referência:

Stern Y et al. Effect of aerobic exercise on cognition in younger adults: A randomized clinical trial. Neurology. 2019 Jan 30.