Estudo de coorte retrospectivo avaliou a influência do uso de suplemento nutricional oral sobre a…
Mesmo sem condições de saúde complicadas, idosos podem melhorar peso, força e mobilidade com suplementos orais.
De acordo com pesquisa, cerca de 12.5% dos idosos que vivem na comunidade estão desnutridos, enquanto 57.5% correm risco de desnutrição.
Uma abordagem comum para tratar a desnutrição é o uso de suplementos nutricionais orais (SNO), como uma maneira acessível de aumentar a ingestão calórica e proteica. Entretanto, existe uma lacuna no conhecimento sobre os benefícios dos SNO’s para idosos sem condições de saúde complicadas.

Fonte: Canva
Um novo estudo buscou preencher essa lacuna, resumindo os efeitos dos suplementos orais nos principais resultados de saúde de idosos saudáveis. Confira!
Mais de 1.300 idosos participaram do estudo
Os autores conduziram uma revisão sistemática e meta-análise, seguindo as diretrizes PRISMA. No total, 12 pesquisas foram incluídas na revisão (n=1317), com os seguintes critérios de inclusão:
- Ensaio clínico randomizado controlado
- População com indivíduos mais velhos (> 60 anos) que vivem na comunidade – ou seja, vivendo livremente ou recebendo serviços de assistência domiciliar comunitária ou abrigados na comunidade
- Estudos que usaram SNO sozinho ou em combinação com outras intervenções – como aconselhamento dietético, educação nutricional, etc
Por “suplemento nutricional oral”, entende-se um produto comercialmente disponível e pronto para consumo, que fornece uma solução nutritiva em termos de calorias e todos os outros conteúdos nutricionais, e que podem ser tomados diretamente ou adicionados a alimentos e bebidas.
A ferramenta de risco de viés da Cochrane foi usada para avaliar a qualidade dos estudos. Além disso, o sistema GRADE foi usado para avaliar a certeza das evidências.
Resultados favoráveis
A energia fornecida pelos suplementos orais variou entre 150 a 1000 kcal por dia. Seu consumo por idosos saudáveis melhorou diversos parâmetros de saúde, embora a qualidade da evidência tenha variado.
Índices antropométricos
Os SNO’s tiveram um efeito positivo no peso corporal (diferença média ponderada: 1,33) com baixa heterogeneidade; assim como no IMC e na circunferência da panturrilha, mas sem alteração significativa na circunferência do braço.
Parâmetros funcionais
Foram observadas melhorias significativas na força de preensão e uma mudança ligeiramente positiva na velocidade da marcha.
Ingestão alimentar
Houve um aumento significativo na energia (diferença média ponderada de 130.09 kcal), mas com alta heterogeneidade.
Para as proteínas, um aumento também foi observado, mas houve um viés de publicação e os resultados se tornaram insignificantes após ajustes.
Não houve alteração significativa na ingestão de gorduras e carboidratos.
Conclusão
Em resumo, a revisão mostrou que os suplementos orais podem melhorar significativamente os parâmetros antropométricos e funcionais, incluindo peso corporal, IMC, circunferência da panturrilha, força de preensão e velocidade da marcha, em idosos que vivem na comunidade. Um aumento significativo na ingestão de energia pode explicar tais melhorias.
Vale ressaltar que tais mudanças podem não necessariamente se traduzir em melhores resultados clínicos finais, mas podem atrasar a institucionalização, controlar doenças crônicas, reduzir o risco de quedas, manter a independência e melhorar a qualidade de vida geral, principalmente para aqueles que sofrem com perda de apetite.
Para ler o artigo científico completo, clique aqui.
Se você gostou deste conteúdo, veja também:
- Proteína vegetal ou animal e os impactos no tratamento da desnutrição em idosos
- Como incluir mais fibras na alimentação de adultos 50+?
- Sarcopenia: novo consenso global estabelece definição conceitual da doença
Referência:
Asghari Hanjani, N., Arzhang, P. & Azadbakht, L. Effect of oral nutrition supplements on anthropometric and functional parameters among community-dwelling older adults: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. BMC Nutr 11, 42 (2025). https://doi.org/10.1186/s40795-025-01010-8

A Redação Nutritotal PRO é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.
Leia também

A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.