Aleitamento Materno em Tempos de Covid-19

Postado em 6 de julho de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

Até o momento presente não há evidencias cientificas que indiquem a transmissão do vírus Sars-CoV-2 por meio do aleitamento materno

Cartilha desenvolvida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) reúne orientações baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde abordando ações e estratégias para garantir a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em tempos de pandemia, além dos dez passos para o sucesso da amamentação.

O primeiro capítulo do material discorre sobre a detecção do coronavírus no leite materno, sendo informado que até o momento presente não há evidencias cientificas que indiquem a transmissão do vírus Sars-CoV-2. Portanto, a amamentação não é contraindicada em nenhuma condição clínica da Covid-19 e o fornecimento do leite materno de uma mãe diagnosticada com a doença é considerado seguro para o seu filho.

Evidentemente os benefícios do leite materno são inúmeros, podendo diminuir as taxas de doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. O aleitamento materno possui função protetora e influencia o desenvolvimento do sistema imunológico do neonato. Pesquisas mostram que bebes alimentados por mamadeira, do nascimento até os 6 meses de idade, apresentam 5 vezes mais chances de contrair infecção urinária do que os amamentados.

Para ler a Iniciativa Hospital Amigo da Criança na íntegra e acessar os dez passos para o sucesso da amamentação, faça download do documento abaixo.

  • DOWNLOAD

Referência

CRN-6

Leia também