Comunicação adequada sobre alimentação para pacientes e familiares

Postado em 16 de agosto de 2021 | Autor: Aline Palialol | Tempo de leitura: 2 min.

Entenda como uma abordagem correta melhora a qualidade da informação

Comunicação adequada sobre alimentação

Falar sobre alimentação não é um direito exclusivo do nutricionista, os profissionais de saúde, comunicadores das redes sociais, jornalistas e tantas outras pessoas falam sobre o assunto, pois é um tema comum de discussão na sociedade. E tendo em vista que as redes sociais e as mídias em geral têm se transformado em importantes veículos de comunicação, para ser assertivo, o profissional deve ser cauteloso, com o uso correto das palavras, e basear-se em evidências científicas para que o paciente ou leitor compreenda a informação transmitida de forma coerente.

Compreendendo toda essa estrutura abrangente da comunicação, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveu um material com a intenção de ajudar os profissionais de saúde e de comunicação a abordarem o tema da alimentação corretamente. Para isso o guia é dividido em 7 capítulos que apresentam os principais temas da alimentação.

Entre os assuntos estão o que é uma alimentação saudável, quais são e como se desenvolvem as doenças crônicas não transmissíveis, a alimentação da criança, a importância da perda de peso para a saúde dos obesos, a relação dos agrotóxicos com a alimentação e saúde e o papel da indústria de alimentos. Além disso, o Idec analisa algumas notícias publicadas dentro desses temas, mostrando como a forma de comunicação utilizada impacta diretamente na informação que o leitor/ouvinte absorve.

Confira o material na íntegra, clicando aqui.

Referência

LARA, Roberta Soares; NATACCI, Lara Cristiane. Nutrição: visão atual e do futuro. 1ª ed. Barueri, SP: Manole, 2018. p. 39-71.

Cadastre-se e receba nossa newsletter