fbpx

Covid-19: Educação Nutricional e Segurança Alimentar na volta às aulas

Postado em 22 de fevereiro de 2021 | Autor: Aline Palialol

Cartilha apresenta orientações que asseguram a alimentação nas escolas e previnem a disseminação do vírus

Tendo em vista o retorno gradual das aulas presenciais de algumas unidades escolares, a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) criou um Grupo de Trabalho com órgãos, instituições parceiras e peritos no tema para elaborar uma cartilha de recomendações com medidas preventivas e de controle de riscos de disseminação da COVID-19.

Entre as orientações, aborda-se a necessidade de discussão com os escolares, nas ações da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), sobre os sistemas alimentares, produção, comercialização e distribuição de alimentos, visto que com a pandemia instalaram-se novos desafios para a manutenção da saúde populacional. A formação dos professores também torna-se ainda mais importante para que, pautados no Guia Alimentar para a População Brasileira, seja possível apoiar as atividades da EAN. Além disso, esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o vírus, as formas de contágio, orientar sobre hábitos higiênicos e incentivar a comunicação prévia, caso perceba algum sintoma são ações importantes para a minimização dos riscos de contágio.

Outra recomendação valiosa do documento refere-se a comemorações e festas, onde o distanciamento acaba sendo reduzido e o compartilhamento de alimentos pode ocorrer. É conhecido que na nossa cultura o compartilhamento de comida é comum e simboliza afetividade, no entanto, o momento atual requer cuidado com a disseminação do vírus, bem como, com o contato com alimentos alérgenos para alguns alunos.

Confira todas as recomendações do documento, clicando no botão abaixo.

  • DOWNLOAD

Leia também



Assine nossa newsletter: