fbpx

Guia Prático de como Manusear e Utilizar os Alimentos

Postado em 20 de abril de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

Guia traz orientações de compra e higienização dos alimentos para a pandemia

Por conta da crise ocasionada pelo Coronavírus, frequentar lugares que contenham aglomerações de pessoas, como supermercados, passou a ser inviável. Por isso, comprar alimentos ultraprocessados pareceu ser a melhor medida a fim de evitar sair à rua para fazer compras, já que esses alimentos podem ser comprados em maiores quantidades e sem o risco de estragar rapidamente.

Diante dessa situação, o Ministério da Saúde publicou guia para orientar a população sobre como manter uma rotina alimentar saudável e segura, facilitando a qualidade da alimentação no dia a dia.

O Guia Alimentar para a População Brasileira sugere que as compras de alimentos sejam feitas em mercados com produção local ou diretamente dos agricultores. É fundamental dar preferência aos alimentos in natura, como legumes, verduras e frutas e observar se estão em boas condições.

Outro passo importante é higienizar adequadamente os alimentos e as suas embalagens. Alimentos in natura podem ser lavados e colocados em solução clorada por 15 minutos, já os embalados, dependendo do material da embalagem, devem ser lavados com água e sabão e depois higienizados com álcool 70%, solução sanitária diluída ou mesmo com produto de limpeza multiuso. Esse processo evitará possíveis contaminações.

Para armazenar os produtos, o guia sugere que alimentos de origem vegetal, carnes, queijos e ovos devem ser mantidos em local refrigerado, já os alimentos não perecíveis, podem ser armazenados em local seco e arejado. Para ler o guia completo, clique aqui.

Leia também