fbpx


Inclusão de PANCs nas condutas nutricionais

Postado em 23 de agosto de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues |Tempo de Leitura: 1 min

As PANCs podem enriquecer a nossa alimentação

Inclusão de PANCs nas condutas nutricionais

Com o crescente interesse por uma alimentação mais saudável, surgiu a discussão de trazer alimentos que tenham uma maior funcionalidade, sustentabilidade e qualidade nutricional ao dia a dia da população e a partir desse contexto surgiram as PANCs.

O termo “plantas alimentícias não convencionais”, PANCs, foi criado em 2008 pelo biólogo e Professor Valdely Ferreira Kinupp, que se referia a plantas regionais, com uma ou mais partes aptas para o consumo, mas que não estão inseridas na alimentação cotidiana. Essas plantas muitas vezes descartadas ou referidas como ‘’ervas daninhas’’, possuem um alto valor nutritivo, sendo fontes de vitaminas e minerais.

Por falta de conhecimento e informação, essas plantas ainda são pouco utilizadas e consumidas na nossa alimentação. Assim, a divulgação e a orientações sobre o uso se faz necessário para trazer a sua utilização ao nosso cotidiano, pois as PANCS além de serem altamente nutritivas, possuem ampla diversidade de consumo, podendo ser preparadas em forma de chás, sucos, saladas e /ou cozidas e refogadas, dando diversidade aos pratos.

E como uma forma de trazer conhecimento e mostrar a diversidade das PANCS, o Sustentarea, uma extensão da faculdade de nutrição da USP, publicou esse ano o e-book “Receitas com PANC – Plantas alimentícias não convencionais”.

O e-book contendo 29 páginas aborda 10 espécies de plantas, explicando, como identificar, qual parte deve-se utilizar e seu uso na alimentação, trazendo ao final, receitas fáceis e práticas com as PANCS.

Confira o e-book completo clicando abaixo:

  • DOWNLOAD

Referências

IBERATO, Pricila da Silva et al. PANCs – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS.Environmental Smoke, [S.L.], v. 2, n. 2, p. 102-111, 1 jul. 2019.

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCs): Hortaliças espontâneas e Nativas – UFRGS

Cartilha Guia prático de PANCS

JESUS, Beatriz et al. PANCs – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS, BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS, POTENCIAL ECONOMICO E RESGATE DA CULTURA: uma revisão sistemática. Enciclopédia Biosfera, [S.L.], v. 17, n. 33, p. 310-322, 30 set. 2020. Centro Cientifico Conhecer.

Cadastre-se e receba nossa newsletter