Tabela de teor de fibras nas frutas

Postado em 25 de abril de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

O consumo de fibra alimentar está associada  ao menor risco de desenvolvimento de doença coronariana, hipertensão, obesidade, diabetes e câncer de cólon. Um consumo adequado de fibras pode reduzir os níveis séricos de colesterol e melhorar a glicemia em diabéticos. A recomendação atual de ingestão de fibras é de 14g a cada 1.000 calorias para atingir os benefícios para a saúde.

Confira o teor de fibras em 100 gramas de cada fruta, segundo a tabela TACO:

 

Frutas (100g) Fibras (g)
Pequi 19 g
Caqui chocolate 6,5 g
Abacate 6,3 g
Goiaba branca 6,3 g
Coco cru 5,4 g
Jambo 5,1 g
Laranja da terra crua 4 g
Siriguela 3,9 g
Mexerica 3,1 g
Açaí, polpa sem açúcar 2,6 g
Banana maçã 2,6 g
Ameixa crua 2,4 g
Manga Tommy 2,1 g
Banana prata 2,0 g
Maçã argentina com casca 2,0 g
Morango 1,7 g
Abacaxi 1,0 g
Uva Itália 0,9 g
Melão 0,3 g
Melancia 0,1 g

Referência:
BERNAUD, Fernanda Sarmento Rolla  and  RODRIGUES, Ticiana C.. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2013, vol.57, n.6, pp.397-405. ISSN 1677-9487

TABELA TACO 

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