fbpx

O que é inanição?

Postado em 28 de outubro de 2019 | Autor: Natália Lopes

Diferente do quadro desnutrição, a inanição é caracterizada pela ausência total da ingestão de alimentos

A inanição é caracterizada por um estágio de total ausência do consumo alimentar, muitas vezes reconhecida como “fome crônica”. Como resultado, leva a uma importante e rápida perda de peso, incluindo perda de gordura corporal e massa muscular. Pode acontecer em situações em que há recusa da ingestão alimentar, como na anorexia nervosa, ou em situações de jejum muito prolongado, como preparo para uma cirurgia, resultado de um procedimento ou situação clínica, ou mesmo na ausência de oferta de alimentos.

É importante diferenciar os termos inanição e desnutrição, uma vez que a desnutrição está relacionada a oferta de alimentos/nutrientes em quantidade inferior a necessária, normalmente associada a um quadro de inflamação e alguma doença.

A inanição pode levar a quadros de acidose metabólica, como relatado por Zhou e Lou que identificaram tal situação durante a cirurgia de histerectomia laparoscópica total em uma paciente que permaneceu em jejum durante três dias antes do procedimento. O quadro de ácidos é justificado, pois em períodos de ausência do consumo de glicose, o organismo promove adaptações para produção de energia através de vias alternativas, como a β-oxidação com utilização de ácidos graxos, que gera acetil-CoA através do ciclo do ácido cítrico, com formação de β -hidroxibutirato, acetoacetato e acetona.

A recuperação do estado de inanição se dá através da oferta de alimentos de forma progressiva, de forma a promover o reestabelecimentos de todas as funções digestivas.

 

Referências:

 

FRISE, Charlotte J. et al. Starvation ketoacidosis in pregnancy. European Journal Of Obstetrics & Gynecology And Reproductive Biology, [s.l.], v. 167, n. 1, p.1-7, mar. 2013. Elsevier BV.

JENSEN, Gordon L. et al. Adult Starvation and Disease-Related Malnutrition. Journal Of Parenteral And Enteral Nutrition, [s.l.], v. 34, n. 2, p.156-159, mar. 2010. Wiley.

ZHOU, Wenqin; LUO, Linli. Preoperative prolonged fasting causes severe metabolic acidosis. Medicine, [s.l.], v. 98, n. 41, p.1-3, out. 2019. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health).

Leia também