A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No Brasil, alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso.
Uma das formas de tratamento da doença é a cirurgia bariátrica, que tem como consequência a perda de peso, melhora das complicações metabólicas associadas, mas que por se tratar de técnicas desabsortivas e restritivas, também pode trazer como consequência as deficiências nutricionais de macro e micronutrientes. Por mais que a suplementação de vitamina e minerais esteja indicada por sociedades nacionais e internacionais para todos os pacientes no pós-operatório, sabemos que muitas vezes os pacientes não são corretamente orientados, ou não seguem as orientações fornecidas por profissionais de saúde, ou ainda aderem à suplementação, mas ingerem produtos que não são suficientes para atender a demanda nutricional neste momento.
Então, para conversar com a gente sobre a importância dessa suplementação no pós operatório e do acompanhamento dos pacientes batemos papo com o Dr. Fernando Pechy, e a Nutricionista Ariane Longo. E ouvimos também a opinião de quem “vive na pele” todas essas dificuldades a paciente Daiane Candído. Confira.
Patrocínio:
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.