Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) são considerados aminoácidos essenciais e devem ser adquiridos através de alimentos como leite e derivados, carnes, peixes e soja. No entanto, a suplementação de BCAA possui benefícios comprovados para praticantes de atividade física e pessoas saudáveis que desejam ganhar massa muscular.
Formado por leucina, valina e isoleucina, o BCAA é um suplemento popularmente utilizado, mas que ainda gera dúvidas entre os profissionais.
E para discutir esse assunto, em parceria com a Ajinomoto, convidamos o profº Leonardo Torres, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo e grande pesquisador de aminoácidos na Universidade Federal do Piauí.
Segundo ele, o BCAA participa de vias metabólicas importantes para geração de energia e síntese muscular.
Além disso, quando há alimentação equilibrada e consumo adequado de proteína, a suplementação de BCAA pode ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas de endurance, para ganho de massa muscular e até por idosos.
Estudos demonstram haver uma ampla margem de segurança para a utilização de BCAA para atletas, esportistas e idosos. O profissional consegue ter, então, liberdade para indicar a suplementação de acordo com a necessidade do seu paciente.
Neste Nutritotalcast, discutimos algumas recomendações de ingestão diária sugeridas na literatura para uma suplementação segura e com benefícios comprovados no ganho de massa muscular e redução da fadiga.
Leia também: Glutamina: qual a função no organismo?
Patrocínio:
Leia também
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal