O Impacto da pandemia por Covid-19 provocou um novo cenário que reduziu o atendimento presencial,…
A infecção causada por SARS-CoV2, covid -19, pode variar de assintomática à morte, mas a maioria dos pacientes sintomáticos geralmente apresenta sintomas leves a moderados, que incluem tosse seca, febre, falta de ar, dores no corpo, dor de cabeça, fadiga, diarreia e anosmia, entre outros.
Normalmente, discute-se muito a terapia aplicada em casos de graves da Covid-19, mas com o aumento dos casos ambulatoriais, tem aumentado também a procura por alternativas de tratamento para pacientes com sintomas leves a moderados.
Considerando estudos com probióticos orais, que sugerem que esses podem ter um papel em infecções respiratórias, como resfriado e gripe, além da relação conhecida entre microbiota e sistema imunológico, este estudo teve como objetivo testar a eficácia e segurança de uma fórmula probiótica contendo Lactiplantibacillus plantarum KABP022, KABP023 e KABP033 e Pediococcus acidilactici cepa KABP021, em pacientes ambulatoriais Covid19 sintomáticos.
Probióticos e covid-19, como o estudo foi conduzido?
Este estudo foi randomizado, placebo-controlado e quadruplo cego. Foram selecionados 300 adultos com COVID-19 (PCR), não hospitalizados, sendo que 42% apresentavam fatores de risco para maior gravidade da doença.
Esses pacientes foram randomizados em 2 grupos: placebo vs tratamento, sendo que o grupo de tratamento recebeu suplementação dos probióticos citados por 30 dias.
Os pesquisadores avaliaram os seguintes desfechos: i) proporção de pacientes em completa remissão sintomática e viral; ii) proporção que evoluiu para doença moderada ou grave com internação ou óbito; e iii) dias em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Benefícios da suplementação de probióticos
O grupo que recebeu probióticos reduziu significativamente: dias de febre, tosse, dor de cabeça, dores no corpo, dispnéia, sintomas gastrintestinais. Além disso, foi associado a menor carga viral nasofaríngea e menor infiltrado pulmonar nos dias 15 e 30 em comparação com placebo.
Laboratorialmente, o grupo que recebeu probióticos apresentou níveis séricos mais elevados de anticorpos IgG e IgM e redução de marcadores inflamatórios e trombóticos PCR e D-dímero.
Os autores concluíram que essa suplementação probiótica foi associada ao aumento significativo na remissão viral e sintomática de pacientes não hospitalizados com Covid19.
Veja também: Covid longo: evolução da desnutrição e perda de força muscular
Referência
Gutiérrez-Castrellón P, Gandara-Martí T, Abreu Y Abreu AT, et al. Probiotic improves symptomatic and viral clearance in Covid19 outpatients: a randomized, quadruple-blinded, placebo-controlled trial. Gut Microbes. 2022;14(1):2018899. doi:10.1080/19490976.2021.2018899
Professor Associado do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP, Mestre, Doutor e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, USP, Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral – BRASPEN, Diretor do GANEP Nutrição Humana
Leia também
Professor Associado do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP; Mestre, Doutor e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, USP; Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral – BRASPEN e Diretor do GANEP Nutrição Humana.