A análise do microbioma humano pode desempenha rpapel relevante em prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios da saúde. Isto porque diversas doenças, podem modificar a assinatura microbiana, ou seja promover um desvio em relação à distribuição na frequência de determinados filos, gêneros ou espécies, em relação à distribuição comumente encontrada em indivíduos saudáveis.
Em alguns casos, sabemos que a disbiose é a causada doença. Em outros casos, a doença é que causa a disbiose. Existem também situações em que já se identificou a correlação entre disbiose e doença (assinatura microbiana), mas ainda não se pode afirmar se disbiose é causa ou consequência da doença.
Quando a disbiose é causa, a análise do microbioma é fundamental para a prevenção, pois em muitos casos, como o que acontece na artrite reumatóide, a disbiose pode ser identificada antes mesmo de aparecerem as primeiras queixas clínicas, e o microbioma pode ser tratado antes que os sintomas da artrite se instalem. Por outro lado, quando a disbiose é consequência da doença, a análise do microbioma pode ser ferramenta acessória importante para um diagnóstico acurado. No que se refere ao tratamento, a análise do microbioma, ao caracterizar de maneira detalhada a situação do paciente, auxilia na escolha dos medicamentos mais eficientes para aquela situação específica, contribuindo de forma relevante para a personalização da medicina. Por fim, quando disbiose é consequência da doença, uma intervenção sobre o microbioma ,no sentido de aproximar o seu perfil da distribuição normal, pode contribuir para melhora clínica.
As principais indicações para usar o microbioma, adjuvante ao tratamento ou prevenção, são as doenças: a) neurológicas, b)psiquiátricas, c) respiratórias, d) cardiovasculares, e) gastrointestinais, f)hepáticas, g) auto-imunes, h) metabólicas e, i) oncológicas.
Leia mais sobre o assunto na Série Microbioma:
- O que é simbiose e disbiose?
- Como a disbiose intestinal pode contribuir para o surgimento de doenças?
- Quais são os fatores que afetam o microbioma intestinal?
- É possível avaliar o microbioma humano?
- Qual é a influencia da dieta no microbioma intestinal?
- Quais são as principais bactérias do microbioma intestinal?
- Quais espécies microbianas intestinais são fundamentais para o equilíbrio da microbiota?
- Existe relação causal entre alteração da microbiota intestinal e obesidade?
- Existe relação causal entre alteração da microbiota intestinal e diabetes?
- Existe relação entre saúde intestinal e hipercolesterolemia?
Referências:
Analysis of the microbiome: Advantages of whole genome shotgun versus 16S amplicon sequencing. Ranjan R1, Rani A2, Metwally A3, McGee HS4, Perkins DL5.Biochem Biophys Res Commun. 2016 Jan 22;469(4):967-77. doi: 10.1016/j.bbrc.2015.12.083. Epub 2015 Dec 22.
The Human intestinal microbiome in health and disease. Susan V. Lynch, Ph.D., and Oluf Pedersen, M.D., D.M.Sc.. N Engl J Med 2016;375:2369-79. DOI: 10.1056/NEJMra1600266.
The Human Microbiome and the Future Practice of Medicine. Relman D.A. JAMA. 2015 Sep 15;314(11):1127-8. doi: 10.1001/jama.2015.10700.