fbpx


RDW alto: entenda as implicações nutricionais

Postado em 6 de dezembro de 2021

O RDW é um parâmetro laboratorial utilizado principalmente no diagnóstico de anemia

RDW e avaliação nutricional Imagem: Shutterstock

Como uma atribuição do profissional de nutrição, a avaliação de exames bioquímicos é essencial para um melhor diagnóstico nutricional, e consequentemente fornecer um melhor planejamento dietoterápico. Saiba mais clicando aqui

Quando falamos desses exames, podemos avaliar os diversos parâmetros bioquímicos, como o RDW ou também conhecido como amplitude da distribuição do tamanho dos eritrócitos, sendo muito conhecido como indicador de anemia.

Um parâmetro nutricional importante

O RDW (Red cell distribution width) é um parâmetro obtido a partir do hemograma automatizado, avaliando a diferença do tamanho dos eritrócitos, medindo o grau de anisocitose (variação de tamanho) na amostra sanguínea.

A sua variabilidade é observada a partir de dois coeficientes de variação, o RDW-CV e RDW-DP.

O RDW-CV é calculado como coeficiente de relação do VCM e o RDW-DP, obtido a partir do calculo da média dos tamanhos dos eritrócitos distribuídos até 20% acima do histograma, sendo expresso em porcentagem.

Esse índice é utilizado principalmente para uma avaliação complementar de anemias microcíticas e macrocísticas juntamente com os índices de VCM (volume corpuscular médio), no entanto, também vem sendo utilizado como parâmetro para doenças autoimunes, insuficiência hepática, doença renal, diabetes e câncer.

Ou seja, o índice de RDW tem ligação direta com a forma como alimentamos, refletindo possíveis déficits nutricionais.

RWD alto ou baixo e suas indicações

Por ser um parâmetro de baixo custo e fácil interpretação, vem sendo considerado um ótimo índice para identificação de diversas comorbidades, juntamente com os demais exames.

Sendo assim, é indicado como um exame de rotina, mas também pode ser solicitado caso exista a suspeita de anemia por exemplo.

Quando elevado, significa que as hemácias se encontram em diferentes tamanhos, ocorrendo o processo de anisocitose, podendo indicar as seguintes comorbidades:

  • Anemias (Ferropriva e megaloblásticas);
  • Doenças imunes;
  • Síndromes mielodisplásicas;
  • Insuficiência hepática.

Já quando se encontra abaixo do nível de referência, significa que os eritrócitos não mostram variação entre si, no entanto quando se tem à presença do RDW baixo e VCM alto, ou outras alterações no exame podem indicar as seguintes doenças:

  • Diabetes;
  • Doença hepática crônica;
  • Câncer (decorrente do seu tratamento);
  • Doenças crônicas.

Além disso, também pode se encontrar diminuída em casos de abuso de álcool, sendo sempre aconselhável ter mais de um parâmetro para trazer o diagnóstico.

Valores de referência

Abaixo podemos conferir os valores de referência de acordo com o sexo e idade:

Faixa etáriaRDW (%)
Nascimento até 2 anos12 a 14,5%
3 a 5 anosM: 12 a 14 e F: 12 a 14%
6 a 11 anosM: 11,6 a 13,4 e F: 12 a 14%
12 a 16 anosM: 11,6 a 13,8 e F: 11,2 a 13,5%
Adultos <16 anosM: 11,8 a 15,6 e F: 11,9 a 15,5%

Fonte: Avaliação nutricional, 2015.

 

Referência

ROSSI, Luciana et al. Avaliação Nutricional: novas perspectivas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

LEAL, Kleuzenir Silva Turbano et al. RELAÇÃO ENTRE OS VALORES DO VCM E DO RDW-CV EM HEMOGRAMAS DE PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS EM ITAPERUNA-RJ. Acta Biomédica Brasiliensia, [S.L.], v. 6, n. 2, p. 59, 30 dez. 2015.

CARVALHO, Natane Moreira de. RDW E O RISCO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR EM PARTICIPANTES DO ESTUDO LONGITUDINAL DE SAÚDE DO ADULTO. 2019. 98 f. Tese (Doutorado) – Curso de Patologia Investigativa., Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

SILVA, Michele da; COUTO, Neusa Maria da Rosa. Avaliação do RDW como indicador da deficiência de ferro em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à hemodiálise. Revista Rbac, São Paulo, v. 48, n. 3, p. 211-215, out. 2016.

MONTEIRO, Leila et al. Valores de referência do RDW-CV e do RDW-SD e sua relação com o VCM entre os pacientes atendidos no ambulatório do Hospital Universitário Oswaldo Cruz – Recife, PE. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 34-39, fev. 2010. Elsevier BV.

FERRAZ, Vm et al. ANÁLISE DA AMPLITUDE DE DISTRIBUIÇÃO DOS ERITRÓCITOS (RDW-CV E RDW-SD) EM DIFERENTES INTERVALOS DE VOLUME CORPUSCULAR MÉDIO (VCM). Hematology, Transfusion And Cell Therapy, [S.L.], v. 43, p. 418-419, out. 2021. Elsevier BV.

SALVAGNO, Gian Luca et al. Red blood cell distribution width: a simple parameter with multiple clinical applications. Critical Reviews In Clinical Laboratory Sciences, [S.L.], v. 52, n. 2, p. 86-105, 23 dez. 2014. Informa UK Limited.

Cadastre-se e receba nossa newsletter