Sarcopenia e outras complicações em pacientes submetidos à cirurgia oncológica de cólon

Postado em 27 de setembro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues| Tempo de leitura: 3 min

Sarcopenia e outras complicações em pacientes submetidos à cirurgia oncológica de cólon

A sarcopenia é uma condição frequente em pacientes oncológicos, sendo que a sua prevalência em casos de câncer colorretal é de 12% a 60% dos casos. Quando presente em indivíduos submetidos à cirurgia, observa-se um aumento nas taxas de complicações e maior tempo de internação (LOS) no pós-operatório, sendo o seu diagnóstico essencial para aplicação de melhores intervenções.

Apesar de estudos antecedentes terem associado a sarcopenia a maior morbidade pós-operatória e pior prognóstico oncológico em pacientes cirúrgicos com câncer colorretal, a maioria teve amostras limitadas e não consideram alguns métodos de avaliação.

Com isso, pesquisadores desenvolveram um estudo retrospectivo, com objetivo de avaliar a correlação entre sarcopenia baseada em tomografia computadorizada (TC) e resultados clínicos em curto prazo após cirurgia oncológica de cólon.

Foram incluídos 325 pacientes submetidos à cirurgia de ressecção do colón, com idade média de 67 anos. A sarcopenia foi definida com base na massa e qualidade muscular a partir da TC, em que foram avaliados 3 índices radiológicos: área do músculo esquelético (AME), índice do músculo esquelético (IME) (ambos marcadores da quantidade muscular) e atenuação da radiação do músculo esquelético (ARME) (marcador da qualidade muscular).

Os indivíduos também tiveram seus dados demográficos coletados, assim como avalição de comorbidades pré-existentes e parâmetros operatórios, como morbidade, mortalidade e tempo de internação (LOS). As complicações foram classificadas de acordo com a classificação de Clavien até 30 dias de pós-operatório. Além disso, o índice de complicação abrangente (ICA) foi calculado considerando todas as complicações, com pontuação variando de 0 a 100.

Após a avalição, pesquisadores observaram que 15,4% (50 pacientes) apresentaram maiores complicações cirúrgicas, como perda de sangue intra-operatória e complicações intra-operatória, além de uma pontuação maior de ICA, com maiores taxas de mortalidade, morbidade e maior tempo de internação. E observaram que a atenuação da radiação do músculo esquelético foi significativamente menor em pacientes com maiores complicações correlacionando com maior tempo de internação (r = −0,207, P <0,01) e maior ICA (r = −0,144, P <0,01).

Com os resultados foi concluído que uma menor qualidade muscular (ARME) em pacientes submetidos à cirurgia resulta em maior taxa de complicações, prevalecendo sobre a quantidade muscular e resultando em complicações após cirurgia oncológica de cólon.

 

Referência

Schneider, M., Hübner, M., Becce, F., Koerfer, J., Collinot, J.-A., Demartines, N., Hahnloser, D., Grass, F., and Martin, D. Sarcopenia and major complications in patients undergoing oncologic colon surgery, Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, 2021.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter