A avaliação da composição corporal é um componentes fundamental da avalição nutricional, e imprescindível na prática profissional do nutricionista, seja no consultório ou na pesquisa. Porém, muitas dúvidas podem surgir no contexto prático. Por isso, neste conteúdo do Ganep Educação, a nutricionista Natalia Lopes elucida algumas questões sobre esse assunto, e dá 5 dicas para perder a insegurança na mensuração das Dobras Cutâneas, um dos métodos mais democráticos para iniciantes.
O que você vai aprender
O vídeo inicia com alguns aprendizados básicos de composição corporal, como a massa corporal e a divisão do corpo em compartimentos de acordo com o método utilizado. Em seguida, entendemos para quais situação a avaliação corporal é necessária, seja no consultório ou no hospital.
O foco, no entanto, é no método das Dobras Cutâneas: segundo Natalia, esse método é o mais acessível para quem está iniciando a carreira. Para aqueles que ainda se sentem inseguro, a nutricionista fornece 5 dicas para perder o medo:
- Escolha um bom adipômetro, de acordo com sua área de atuação (consultório ou para uso científico), buscando por marcas com certificação e garantia;
- Treine e estude o método o máximo de conseguir antes de partir para a prática;
- A partir dos resultados obtidos, conheça os protocolos validados para cálculo de porcentagem de gordura da sua população alvo;
- O referencial teórico é importante, mas foque em comparar o paciente com ele mesmo, acompanhando sua evolução;
- Combine avaliação de dobras cutâneas com outros parâmetros, como peso e circunferências.
Gostou das dicas? Este foi apenas um resumo do conteúdo do vídeo, então se você deseja um aprendizado aprofundado, não deixe de conferi-lo na íntegra:
Acesse o E-BOOK exclusivo de avaliação de composição corporal que o Ganep Educação preparou para você
Gostou das dicas? Que aprofundar seu conhecimento em avaliação nutricional e composição corporal? Conheça o Curso Teórico Pratico!
Leia também
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Especialização em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela Unifesp. Experiência profissional em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Marketing Nutricional e Docência no Ensino Superior. Coordenadora do Nutritotal.