fbpx


Benefícios da Suplementação com a Vitamina B12 na forma de Metilcobalamina

Postado em 27 de julho de 2021 | Autor: Natália Lopes

Metilcobalamina é a forma ativa da vitamina B12

vitamina B12

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel e se diferencia por ser a única vitamina que contém não só uma molécula orgânica complexa, mas também um elemento traço essencial, o cobalto, sendo também conhecida como cobalamina, metilcobalamina, hidroxicobalamina, aquacobalamina, cianocobalamina e deoxiadenosilcobalamina. No plasma, é encontrada, principalmente, na forma de metilcobalamina. (1,2)

Esta vitamina participa do metabolismo de lipídios e ácidos nucléicos, é cofator para algumas enzimas e sua deficiência está relacionada ao surgimento de anemia megaloblástica, neuropatia e aumento do risco para doenças cardiovasculares, já que os baixos níveis de séricos de B12 favorece o aumento de homocisteína. (1)

Encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal, alguns grupos de pacientes são mais susceptíveis a deficiências, é o caso de idosos, devido a baixa ingestão alimentar, vegetarianos estritos, pela exclusão de carnes, laticínios e ovos da dieta, e pessoas submetidas a cirurgia bariátrica. Para ser absorvida, a vitamina B12 necessita do fator intrínseco, uma glicoproteína produzida na pelas células parietais do estômago, assim, qualquer paciente com história de cirurgia de redução do estômago pode estar em risco de desenvolver deficiência de B12 porque sua nova via alimentar ignora o local de produção do fator intrínseco. (1, 3)

Fadiga, fraqueza, constipação, problemas de equilíbrio, confusão mental, formigamento periférico, depressão e problemas cognitivos são os sintomas mais comuns da deficiência de vitamina B12 (2). O uso de vitamina B12 oral, sublingual e injetável são meios eficazes de reposição.(4) Na deficiência grave, a terapia injetável é mais indicada, pois normaliza os níveis séricos rapidamente, mas em casos de deficiência crônica, como para pacientes bariátricos, indica-se a suplementação oral ou sublingual.(4, 5)

Suplementos orais tradicionais utilizam a vitamina B12 na forma de cobalamina, mas evidências recentes indicam melhores resultados com a suplementação da sua forma ativa, a metilcobalamina, forma naturalmente encontrado no citosol e predominante no sangue e em outros fluidos corporais (6). A metilcobalamina é melhor retida no corpo e promove aumento maior das concentrações de cobalamina nos tecidos em comparação com a suplementação de cobalamina (6,7). Ademais, para fumantes, contraindica-se a suplementação de vitamina B12 na forma de cobalamina, pois o excesso de tiocianato no sangue de fumantes pode aumentar a sua excreção. (8)

A suplementação oral, sublingual ou intravenosa de metilcobalamina corrige igualmente a deficiência de B12 (6), apresentando resultados efetivos na regeneração de neurônios e da bainha de mielina, melhorando significativamente os sintomas neuropáticos e a função nervosa, isoladamente ou em combinação em vários tipos de neuropatias. (7) E, como a metilcobalamina atua como um importante cofator da síntese de metionina, suplementos de metilcobalamina aceleram o consumo de homocisteína e reduzem sua concentração, prevenindo doenças cardiovasculares. (6)

Assim, considera-se que a suplementação de vitamina B12 na forma de metilcobalamina é essencial para as casos de deficiência de vitamina B12 em várias situações e oferece uma importante ferramenta na terapêutica na prevenção, principalmente, das neuropatias.

 

Referências

  1. COZZOLINO, Silvia M. Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. 5ed. São Paulo: Editora Manole, 2016. (é um Livro, não tem link)
  2. SANGLE, Prerna et al. Vitamin B12 Supplementation: preventing onset and improving prognosis of depressionCureus, [S.L.], p. 1-4, 26 out. 2020.
  3. ANKA, A; KUMAR, A. Vitamin B12 Deficiency. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 7 jun. 2021.
  4. LANGAN, C., GOODBRED, A.J.. Vitamin B12 Deficiency: Recognition and ManagementAm Fam Physician. v.96, n.6, p.384-389, 2017.
  5. SMELT, H. J. M. et al. Different Supplementation Regimes to Treat Perioperative Vitamin B12 Deficiencies in Bariatric Surgery: a systematic reviewObesity Surgery, [S.L.], v. 27, n. 1, p. 254-262, 12 nov. 2016. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11695-016-2449-9.
  6. ZHANG, Yi-Fei; NING, Guang. Mecobalamin. Expert Opin. Investig. Drugs, v.17, n.8, p.953-964, 2008.
  7. NAIK, S u et al. Methylcobalamine is effective in peripheral neuropathiesEuropean Journal Of Clinical Nutrition, [S.L.], v. 69, n. 4, p. 530-530, 14 jan. 2015.
  8. THAKKAR, K et al. Treatment of vitamin B12 deficiency–Methylcobalamine? Cyancobalamine? Hydroxocobalamin?—clearing the confusionEuropean Journal Of Clinical Nutrition, [S.L.], v. 69, n. 1, p. 1-2, 13 ago. 2014.

Patrocinado por:

Assine nossa newsletter: