Como é a atuação do nutricionista em marketing?

Postado em 29 de janeiro de 2024

Seja na indústria alimentícia ou outras áreas de atuação, o conhecimento em marketing agrega valor ao nutricionista.

Por anos, a publicidade e o marketing têm sido relacionados ao desenvolvimento de hábitos alimentares inadequados. Entretanto, com a inserção do nutricionista em marketing nutricional, esta perspectiva está enfraquecendo cada vez mais.

Nos dias de hoje, um profissional que detenha conhecimentos de nutrição e marketing conta com diversas vantagens, incluindo a habilidade de se comunicar em saúde, um currículo mais desejável e melhores chances no mercado de trabalho.

nutricionista em marketing

Fonte: Canva.com

Mas afinal, como é a atuação do nutricionista em marketing? Onde este profissional se insere, e quais atividades ele exerce? Continue lendo para descobrir!

Como o nutricionista pode atuar em marketing?

A principal atuação do nutricionista em marketing ocorre na indústria de alimentos. Nesta área, o termo “marketing nutricional” é utilizado com intuito de induzir mudanças na escolha alimentar, através da oferta comercial de opções condizentes para o público-alvo de cada marca.

Segundo a Brasil Foods Trends 2020, a preferência alimentar dos consumidores brasileiros é pautada por diversos fatores: sensorialidade e prazer; conveniência e praticidade; confiabilidade e qualidade; saudabilidade e bem-estar; sustentabilidade e ética.

Todas essas questões são levadas em conta no processo de produção e publicidade de alimentos pela indústria alimentícia. Nesse sentido, o nutricionista é um grande agregador, contribuindo para uma vasta gama de atividades, dentre elas:

  1.   Pesquisas de mercado para definir o público-alvo do produto e entender o comportamento do consumidor.
  2.   Auxílio no desenvolvimento de produtos nutricionalmente atraentes e alinhados às tendências de consumo saudável.
  3.   Definição de alegações nutricionais relativas à qualidade da composição do alimento, de acordo com as normas.
  4.   Elaboração de materiais promocionais vinculados ao produto, como receitas e sugestões de uso.
  5.   Participação de eventos para divulgação do produto, contato com o público e outros profissionais.
  6.   Parcerias e treinamentos com influenciadores e outros profissionais de saúde,

É fato que o marketing nutricional detém um grande poder de influenciar as escolhas alimentares, seja para o bem ou para o mal. Assim, é papel do nutricionista utilizar seu conhecimento técnico para promover informações nutricionais corretas e confiáveis, fornecendo clareza e autonomia na tomada de decisão.

Saiba mais: nutrição em marketing na indústria alimentícia

Se você, nutricionista, sonha em atuar na indústria de alimentos ou tem curiosidade em saber mais sobre essa área, preparamos um material especialmente para você!

Em mais um episódio do NutritotalCast, convidamos a nutricionista Andressa Freitas, analista de marketing nutricional da Flormel, para relatar sua experiência na indústria.

Neste episódio, você vai entender:

  • Como a profissional se integrou na área;
  • Contribuições do nutricionista no marketing nutricional;
  • Dia a dia em uma indústria de alimentos;
  • Dicas para quem quer se inserir neste mercado;
  • E muito mais!

 Ouça agora:

Nutricionista em marketing: outras possibilidades de atuação

Além da indústria alimentícia, a atuação do nutricionista em marketing pode se alastrar para diversos segmentos. Confira a seguir.

Nutrição clínica

Para nutricionistas clínicos autônomos, entender sobre marketing virou um requisito básico na divulgação do seu trabalho, especialmente no contexto digital.

Atualmente, as mídias sociais são uma oportunidade excelente de impactar e atrair um maior número de pessoas. Sendo assim, é crucial que o nutricionista entenda sobre técnicas de venda, identidade visual, criação de conteúdo chamativo, senso de comunidade, monetização e engajamento, dentre outros temas de marketing.

Sobretudo, o bom profissional deve saber mesclar o marketing com o compromisso ético e a verdade científica. Embora possa ser um desafio, esta prática resulta em autoridade, credibilidade, maior captação e fidelização de pacientes.

Para saber mais sobre marketing pessoal e mídias sociais, conheça o curso O Nutricionista no Consultório – da Teoria ao Dia a Dia”.

Criação de conteúdo

A atuação de nutricionistas em marketing para a criação de conteúdos é uma abordagem estratégica para empresas voltadas à saúde e nutrição. Portais online, revistas e jornais, ou sites de empresas ligadas à alimentação são alguns exemplos.

Nestas plataformas, os nutricionistas são convidados a contribuírem com sua expertise para a criação de artigos regulares, entrevistas, colunas ou outras formas de comunicação. 

Para isso, é necessário que os profissionais estejam familiarizados com conceitos comuns do marketing, tais como legibilidade, técnicas de SEO, e outras habilidades de comunicação digital.

Saúde coletiva

Engana-se quem acredita que as técnicas de marketing servem apenas para vender. Profissionais que atuam no setor da saúde coletiva se beneficiam grandemente dos conceitos do “marketing social”, ou seja, o marketing que afeta a mudança social na área da saúde e do meio ambiente.

Nos órgãos públicos, o marketing social está presente na criação de campanhas de aleitamento materno, prevenção da obesidade, correção de deficiências nutricionais, incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, dentre diversas outras iniciativas.

Já em escolas, unidades de saúde, ONGs e outros locais de atuação em saúde coletiva, o marketing social se apresenta na elaboração de ações de educação alimentar e nutricional (EAN). Criação de materiais informativos e adaptação da linguagem para cada público são alguns exemplos.  

Alimentação coletiva

Na alimentação coletiva, nutricionistas gestores de uma equipe de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), podem se beneficiar do “endomarketing”.

O endomarketing é uma ferramenta de marketing de serviços, que visa gerenciar atividade dirigida aos público interno de uma empresa. Seus objetivos são fortalecer, melhorar a atitude e comportamento da equipe.

Desse modo, o endormakerting pode ajudar no treinamento de funcionários, na promoção do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados.

Conclusão

Como visto, são diversas as possibilidades de atuação do nutricionista em marketing. Seja na indústria alimentícia ou qualquer outro segmento, este núcleo de conhecimento é desejável para um bom profissional.

A habilidade de articular conhecimentos técnicos com estratégias de marketing não apenas agrega valor à profissão, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais informada e saudável.

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Referências:

Wingert, K. H., & Castro, L. R. (2018). Marketing para nutrição: conceitos e ferramentas aliados à prática da nutrição. Disciplinarum Scientia Saúde, 19(3), 353-371.

de Oliveira, R. C. (2023). Marketing digital por nutricionistas no instagram. Revista Científica

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