>


Áreas de atuação do nutricionista – O que há de novo?

Postado em 9 de agosto de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues| Tempo de leitura: 4 min

Existe um vasto campo de atuação para o Nutricionista

Áreas de atuação do nutricionista

A Nutrição é área muito ampla quanto às possibilidades de atuação. No momento em que se entra na graduação podemos conhecer as áreas mais procuradas e conhecidas, como Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Nutrição esportiva.

Contudo, há outros campos em que nutricionista pode atuar, além dessas já citadas. Então, nós do Nutritotal PRO, como uma forma de auxiliar estudantes de nutrição, profissionais recém formados e os que buscam mudar e conhecer novas áreas elaboramos esse material com intuído de mostrar as principais áreas da nutrição e o que há de novo no mercado de trabalho.

Confira abaixo:

Nutrição clínica

Na nutrição clínica, o profissional irá atuar tanto no cuidado do paciente realizando diagnóstico nutricicional e orientações dietéticas, quanto na promoção de sáude, auxiliando na recuperação do paciente. Com a nova resolução do CFN de 2021, o nutricionista pode se especializar em áreas específicas, como podemos ver abaixo:

 

 

Alimentação Coletiva

A nutrição em alimentação coletiva abrange o atendimento alimentar tanto da população enferma e/ou sadia, permitindo ao profissional acompanhar a produção de refeições, trazendo segurança e qualidade a elas. Os principais campos de trabalho são restaurantes indústriais, cozinhas hospitalares, restaurantes comerciais, hotéis e escolas.

Nutrição em esporte

Já a nutrição esportiva, aborda a alimentação como forma de auxiliar o desempenho esportivo, contribuindo com a preparação de atletas em diversas modalidades eportivas, atuando em clubes esportivos e/ou academias.

Nutrição em saúde coletiva ou saúde pública

Nesse campo de atuação, o profissional participa no desenvolvimentos de atividades de alimentação e nutrição, praticado em programas e políticas institucional, na atenção básica e vigilância sanitária, dando assistência e educação nutricional em um grupo populacional ou no individual.

Nutrição na indústria

A atuação no nutricionista na indústria alimentícia, ainda é um campo pouco conhecido, mas muito promissor. Nessa área, o profissional pode atuar na:

– Área regulatória e de assuntos científicos

– Nutrição aplicada ao marketing (comunicação)

– Desenvolvimento de novos produtos

Além, desses campos mais conhecidos, há outras áreas na indústria em que o nutricionista pode atuar, como o atendimento nutricional individualizado ou coletivo e no suporte no atendimento ao consumidor (SAC).

Ensino e pesquisa

Nessa área o profissional irá atuar em atividades de coordenação, ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação em nutrição.

Além disso, com a resolução Nº 689, permite ao nutricionista se especializar e atuar em áreas específicas, como a nutrição em fitoterapia, nutrição na saúde mental (Transtornos alimentares, ansiedade e depressão), em estética, em marketing, na saúde indígena, na terapia nutricional enteral e parenteral e na nutrição materno-infantil, trazendo assim ao profissional inúmeras oportunidades para o mercado de trabalho.

 

Referência

Resolução CFN nº 689/2021

Resolução CFN nº 600/2018

LARA, Roberta Soares; NATACCI, Lara Cristiane. Nutrição: visão atual e do futuro. São Paulo: Manole, 2018. 232 p

Cadastre-se e receba nossa newsletter