fbpx


Exercício aeróbico, perda de peso e redução do gasto calórico

Postado em 14 de outubro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues| Tempo de leitura: 3 min

O estudo avaliou 42 pessoas sedentárias com sobrepeso ou obesidade

Exercício aeróbico, perda de peso redução do gasto calórico

Sabe-se que a prática de atividade física pode aumentar o gasto calórico e, consequentemente, quando feita regularmente resulta na perda do peso.

Entretanto, ainda é pouco claro se o aumento da ingestão contrabalancearia o déficit energético causado pelo exercício, logo que, alguns exercícios adotados não resultam na perda de peso esperada.

E a partir dessa contraposição, um estudo recente, denominado E-MECHANIC (Exame dos Mecanismos de Compensação de Peso Induzida pelo Exercício), recrutou 42 indivíduos de meia-idade (29 mulheres e 13 homens), sedentários com sobrepeso ou obesidade, para avaliar as mudanças nos componentes do gasto energético diário após 24 semanas de treinamento físico com duas doses de exercício aeróbio.

Para o estudo os participantes foram divididos em três grupos, sendo eles, grupo controle sem exercício, mas com orientações para uma vida saudável, e os outros dois tiveram uma série de exercício aeróbico de 30 ou 50 min, com diferença do gasto energético, um gastou 8 Kcal/kg de peso corporal e o outro 20Kcal/kg de peso corporal por semana.

Além disto, o gasto energético total foi medido através da calorimetria indireta e pelo método de água duplamente marcada por 24h, e adaptação metabólica calculada a partir dos seguintes parâmetros: massa livre de gordura, massa gorda, idade e sexo, antes e depois da intervenção.

Após a intervenção, os pesquisadores viram que houve uma perda de peso significativa apenas no grupo que gastou 20Kcal/kg por semana, representando uma redução menor que a esperada, mas que atingiu 2,1 ± 0,7 kg. Neste grupo, observou-se um aumento do gasto energético após o exercício, de 144 ± 62 kcal , porém uma redução de 4% no gasto energético medido pela calorimetria. Não houve diferença significativa para o grupo de vida saudável e grupo que gastou 8kcal/kg por semana. Não houve mudança significativa na ingestão de energia para nenhum grupo.

Com o resultado os pesquisadores concluíram que o exercício aeróbico que gera gasto energético de 20kcal/kg por semana, promoveu a perda de peso, porém menor que a esperada, provavelmente devido a adaptações comportamentais que levaram à redução de gasto energético diário de 24h sem qualquer alteração na ingestão energética, especulando que exercício aeróbico induz um aumento na eficiência metabólica em atividades não físicas, resultando em menor gasto energético geral.

 

Referência

BROSKEY, NICHOLAS T.; MARTIN, CORBY K.; BURTON, JEFFREY H.; CHURCH, TIMOTHY S.; RAVUSSIN, ERIC; REDMAN, LEANNE M. Effect of Aerobic Exercise-induced Weight Loss on the Components of Daily Energy Expenditure, Medicine & Science in Sports & Exercise: October 2021 – Volume 53 – Issue 10 – p 2164-2172.

Cadastre-se e receba nossa newsletter