Imagem: Shutterstock
Quando falamos de atendimento em consultório ou ambulatório, há algumas estratégias nutricionais que contribuem para um melhor diagnóstico, acompanhamento do paciente e uma melhor adesão ao tratamento, assim trazendo o sucesso a sua intervenção nutricional.
Essas técnicas seguem o seguinte modelo: a implementação, sustentabilidade e disseminação.
A implementação é o planejamento do cuidado, a determinação de um plano de ação e o passo a passo para colocá-lo em prática.
Já a sustentabilidade e disseminação estão relacionadas a manutenção da ação e propagação para outros pacientes ou em casos de hospitais, a implementação de protocolos passando a intervenção a outros locais.
Pensando nessas estratégias nutricionais, nós do Nutritotal Pro preparamos esse material, com 5 dicas que auxiliam no sucesso do cuidado nutricional ao paciente. Confira abaixo:
1. Tenha um nicho bem definido
Saiba como é o seu público, pois para as diferentes fases da vida há abordagens específicas, ou seja, você não irá atender uma criança, assim como consulta um idoso.
2. Use ferramentas de avaliação de acordo com o seu público
A avaliação nutricional é uma ferramenta essencial para o diagnóstico do estado nutricional do indivíduo, o que contribui para planejamento aquedado da intervenção nutricional. Por isso, utilize equipamentos, metodologias e padrões de referência adequadas ao seu público.
Saiba mais em: Avaliação nutricional: o que é e como aplicar?
3. Tenha uma boa comunicação
Boa comunicação e relação interpessoal com o paciente são fundamentais para estabelecer vínculo, traçar metas e propor mudanças graduais, mas efetivas. Seja empático e utilize uma comunicação de acolhimento.
4. Envolva toda a equipe ou familiares
Uma estratégia bastante utilizada, principalmente em hospitais, é a interligação de toda a equipe multidisciplinar e de familiares construindo um relacionamento, a fim de contribuir com a resposta e adesão ao tratamento proposto.
5. Monitoramento das estratégicas nutricionais
Assim como o planejamento e aplicação do plano de ação, o monitoramento é essencial para resultados duradouros e satisfatórios, sendo assim o acompanhamento contínuo e a manutenção da rotina é fundamental para o sucesso.
Confira também: E na prática, como faz? Episódio #2 – Como começar a atender em consultório?
Referência
GEIRSDÓTTIR, Ólöf G.; BELL, Jack J.. Perspectives in Nursing Management and Care for Older Adults. Austrália: Springer, 2021. 271 p.
ALMEIDA-BITTENCOURT, Patrícia Afonso de et al. Estratégias de atuação do nutricionista em consultoria alimentar e nutricional da família. Revista de Nutrição, [S.L.], v. 22, n. 6, p. 919-927, dez. 2009. FapUNIFESP (SciELO).
SOUSA, Anete Araújo de et al. Tecnologias de gestão dos cuidados nutricionais: recomendações para qualificação do atendimento nas unidades de alimentação e nutrição hospitalares. Revista de Nutrição, [S.L.], v. 17, n. 4, p. 425-436, dez. 2004. FapUNIFESP (SciELO).
Leia também
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal