Doença Renal Crônica – KDOQI publica nova diretriz

Postado em 28 de setembro de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

Depois de 20 anos, nova diretriz traz recomendações nutricionais sobre o cuidado do paciente com Doença Renal Crônica

Imagem em forma de desenho de dois rins.

Depois de 20 anos da publicação do Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (KDOQI) pelo National Kidney Foundation (NKF), nova diretriz é publicada com atualizações sobre as mudanças no tratamento de pacientes com doenças renais crônicas.

O que mudou?
A nova diretriz se diz diferente da antiga em muitos pontos e foca em 6 áreas primárias: avaliação nutricional, terapia nutricional (TN), proteína dietética e ingestão de energia, suplementação nutricional, micronutrientes e eletrólitos. As orientações foram elaboradas para promover informações nutricionais para estratégias de intervenção em adultos.

Avaliação Nutricional:

A diretriz traz abordagens sobre a rotina e ferramentas de triagem nutricional de pacientes com a doença, rotina de terapia nutricional, ferramentas utilizadas para composição corporal em diferentes estágios da doença e avaliação bioquímica de exames laboratoriais.

Terapia Nutricional:

O capítulo traz desde orientações para melhorar resultados da terapia nutricional, até como ela deve ser acompanhada e avaliada.

Suplementação:

Orientações sobre a suplementação de macro e micronutrientes são aboradados nessa diretriz com amplitude. A suplementação de proteína ganhou destaque e teve orientações para cada estágio da doença, seguido de recomendações de estilos de dietas e consumo de frutas e vegetais.  Vitaminas como A, E, C e minerais como selênio e zinco também ganharam orientações exclusivas na nova diretriz.

Eletrólitos:

Potássio, Sódio, Fósforo e Cálcio são abordados nesse capítulo desde a sugestão de ingestão diária até as orientações de suplementação para pacientes em todos os estágios da doença.

Para conferir a diretriz completa, faça o download do arquivo

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter