fbpx

Doença Renal Crônica – KDOQI publica nova diretriz

Postado em 28 de setembro de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

Depois de 20 anos, nova diretriz traz recomendações nutricionais sobre o cuidado do paciente com Doença Renal Crônica

Depois de 20 anos da publicação do Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (KDOQI) pelo National Kidney Foundation (NKF), nova diretriz é publicada com atualizações sobre as mudanças no tratamento de pacientes com doenças renais crônicas.

O que mudou?
A nova diretriz se diz diferente da antiga em muitos pontos e foca em 6 áreas primárias: avaliação nutricional, terapia nutricional (TN), proteína dietética e ingestão de energia, suplementação nutricional, micronutrientes e eletrólitos. As orientações foram elaboradas para promover informações nutricionais para estratégias de intervenção em adultos.

Avaliação Nutricional:

A diretriz traz abordagens sobre a rotina e ferramentas de triagem nutricional de pacientes com a doença, rotina de terapia nutricional, ferramentas utilizadas para composição corporal em diferentes estágios da doença e avaliação bioquímica de exames laboratoriais.

Terapia Nutricional:

O capítulo traz desde orientações para melhorar resultados da terapia nutricional, até como ela deve ser acompanhada e avaliada.

Suplementação:

Orientações sobre a suplementação de macro e micronutrientes são aboradados nessa diretriz com amplitude. A suplementação de proteína ganhou destaque e teve orientações para cada estágio da doença, seguido de recomendações de estilos de dietas e consumo de frutas e vegetais.  Vitaminas como A, E, C e minerais como selênio e zinco também ganharam orientações exclusivas na nova diretriz.

Eletrólitos:

Potássio, Sódio, Fósforo e Cálcio são abordados nesse capítulo desde a sugestão de ingestão diária até as orientações de suplementação para pacientes em todos os estágios da doença.

Para conferir a diretriz completa, faça o download do arquivo

  • DOWNLOAD

Leia também