Com baixa densidade calórica e equilíbrio nutricional, a dieta vegana pode ser uma aliada na perda de peso.
Primeiro ponto importante e extremamente relevante para pensar em estratégias para perder peso no paciente vegano é sempre ter em mente que a perda de peso acontece quando existe o déficit calórico, quer dizer, quando o gasto de energia é maior do que o consumo.
E essa condição não tem relação com exclusão de grupos alimentares específicos. Além da restrição calórica, outros pontos precisam ser abordados.
Dieta e constância
Um ponto muito importante nas estratégias para perder peso com dieta vegana é o comportamento alimentar. Nossas escolhas alimentares vão muito além das escolhas de nutrientes e por esse motivo um planejamento nutricional deve levar em conta as preferências alimentares de cada indivíduo.
Quando pensamos em saúde precisamos pensar em CONSTÂNCIA e no que o paciente consegue fazer como rotina, porque só assim garantimos os resultados duradouros.
Composição da dieta vegana
Considerando o veganismo, temos algumas vantagens nas estratégias para perder peso. A maior delas é que alimentos de origem vegetal, de maneira geral, possuem uma densidade calórica menor do que alimentos de origem animal.
Isso torna possível uma dieta com um volume (quantidade) maior de comida, o que traz mais saciedade, ainda que com uma baixa ingesta calórica.
Outro ponto positivo de uma dieta vegana para o emagrecimento é que tendemos a um equilíbrio nutricional mais interessante. Fica mais difícil de pensar nessas adaptações a dietas da moda, uma vez que no veganismo alimentos fontes de proteína também possuem boas quantidades de carboidratos.
Então precisamos buscar ter um padrão alimentar equilibrado, um prato contendo cereais, leguminosas e MUITOS vegetais. Variar os vegetais e as frutas garantem um bom aporte de vitaminas, minerais e compostos bioativos, mantendo um bom status nutricional mesmo no déficit calórico.
Para se ter uma perda de peso de forma saudável em todos os pontos de vista (nutricional, emocional e etc) é importante estabelecer uma rotina alimentar, então foque na rotina e na organização antes de qualquer tipo de estratégia para perder peso no seu paciente vegano.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Dieta vegana e a necessidade de uma abordagem integral
- Industrializados veganos são mais saudáveis?
- Guia de Nutrição Vegana para Adultos
Parceiro:
Leia também
Nutricionista e mestre em nutrição pela UNICAMP. Nutricionista clínica com atendimentos em nutrição esportiva, modulação intestinal, veganismo e vegetarianismo. Vegana há 10 anos.