A alimentação vegana é um assunto muito discutido na atualidade, e a nutrição vegetariana também está em alta no meio profissional. Neste contexto, recentemente foi lançado de forma gratuita o “Guia de Nutrição Vegana para Adultos”. Vamos conhecê-lo?
O vegetarianismo
Atualmente, o vegetarianismo vem ganhando cada vez mais adeptos. Seja por motivos de saúde, sustentabilidade, ética, espiritualidade ou outros, 14% da população brasileira se considerou vegetariana em um inquérito realizado em 2018 pelo IBOPE.
O vegetarianismo possui diversas vertentes, incluindo o ovolactovegetarianismo, o vegetarianismo estrito e o veganismo. O ponto comum a todos os tipos de dietas vegetarianas é a exclusão absoluta de qualquer tipo de carne, mas também pode haver a exclusão de ovos, leite e derivados lácteos, mel e aditivos químicos de origem animal.
Como este movimento influencia diretamente a alimentação e a saúde de seus participantes, é muito importante que profissionais como médicos e nutricionista estejam preparados para lidar com estes indivíduos, buscando sempre se atualizar no tema.
O Guia de Nutrição Vegana para Adultos
Pensando nisso, o Departamento de Medicina e Nutrição da União Vegetariana Internacional (UVI), em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), elaborou o mais recente Guia de Nutrição Vegana para Adultos, em uma versão para profissionais de saúde.
Com mais de 500 páginas, o material possui autoria do Professor Doutor Eric Slywitch, com colaboração das profissionais: Cynthia Schuck Paim, Débhora Cristina Pereira de Medeiros, Maria Julia Cauduro Rosa, Marise Berg e Milena Dias Brandão.
O objetivo da obra foi trazer as ferramentas necessárias para abordar o vegetarianismo de forma científica, além de desmistificar conceitos equivocados em relação ao movimento. Para isso, contou com a análise de mais de 700 artigos científicos indexados.
Além disso, o material foi enriquecido com diversos vídeos explicativos para facilitar a retenção e aprofundamento dos temas, disponíveis ao longo do documento em formato de QR Code.
A partir da leitura do Guia, acredita-se ser possível oferecer um suporte adequado aos pacientes que desejam adentrar e/ou manter a alimentação vegetariana de forma saudável e segura, respeitando suas decisões e estilos de vida.
O que o Guia nos traz?
Ao total, são 10 capítulos, que abordam temas como:
- Definições e motivos que levam ao vegetarianismo;
- Impacto da carne na saúde global;
- Vegetarianismo e veganismo pelo mundo;
- Potenciais de prevenção e tratamento da alimentação vegetariana;
- Veganismo e agrotóxicos;
- Veganismo e doenças crônicas não transmissíveis;
- Suplementação de proteína, vitamina B12, cálcio, iodo e ômega-3;
- Adequação nutricional de macros e micronutrientes;
- Planos alimentares veganos e cardápios globais calculados;
- Fatores antinutricionais relacionados à dieta vegetariana;
- Entre outros.
Portanto, o guia trata de inúmeros fatores relacionados à nutrição vegetariana e vegana em um só lugar. Sua leitura e estudo é imprescindível para estudantes e profissionais que desejam ampliar seu leque de conhecimentos no tema.
Para conferir na íntegra o Guia de Nutrição Vegana para Adultos, clique aqui.
Acesse para mais conteúdos acerca de vegetarianismo.
Referências:
Slywitch, Eric. Guia de Nutrição Vegana para Adultos da União Vegetariana Internacional (IVU). Departamento de Medicina e Nutrição. 1ª edição, IVU, 2022.
IBOPE. Pesquisa de opinião pública sobre vegetarianismo. Sociedade Vegetariana Brasileira, 2018.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.