Políticas Públicas para melhorar os hábitos alimentares dos brasileiros

Postado em 18 de maio de 2020 | Autor: Isabela Mendes

Documento conta com estratégias para redução do consumo de ultraprocessados e elaboração de guias alimentares para a população

O crescente aumento de indivíduos com obesidade se tornou preocupante para toda a área da saúde. A comorbidade citada, está associada ao desenvolvimento de Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus tipo 2, o que implica em diversas complicações metabólicas. Esses fatores são agravados devido à alimentação inadequada, rica em alimentos ultraprocessados.

O Sistema Único de Saúde (SUS) de forma pública e universal, atua em ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. Sendo assim, medidas são adotadas diante a Atenção Primária à Saúde (APS) para que os indivíduos tenham acesso a Políticas Públicas voltadas para a área da nutrição, como é o caso da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Com isso, o Jornal de Saúde Pan-americano publicou um copilado de artigos elucidando estratégias para redução do consumo de ultraprocessados, assim como a elaboração de guias alimentares para a população. Nos documentos, também são abordas ações para prevenção da obesidade e ações de alimentação e nutrição na APS.

Dentre as ações elaboradas, as principais são: vigilância alimentar e nutricional, promoção de alimentação adequada e saudável, prevenção das carências nutricionais e manejo dietético da obesidade, diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

Para ter acesso aos três artigos na íntegra, faça download dos PDFs disponibilizados abaixo.

  • DOWNLOAD
  • DOWNLOAD
  • DOWNLOAD

Referências

Bortolini GA, Moura ALP, Lima AMC, Moreira HOM, Medeiros O, Diefenthaler ICM, et al. Guias alimentares: estratégia para redução do consumo de alimentos ultraprocessados e prevenção da obesidade. Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e59.

Nilson EAF, Andrade RCS, Brito DA, Oliveira ML. Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2018. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e32.

Bortolini GA, Oliveira TFV, Silva SA, Santin RC, Medeiros OL, Spaniol AM, et al. Ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e39.

Leia também