Novo material da SBCB e ABESO respondem questionamentos comuns de pacientes bariátricos.
No pós-operatório da cirurgia bariátrica, vários questionamentos podem surgir no paciente operado. “Preciso suplementar micronutrientes? Como prevenir o reganho de peso? O que comer após a cirurgia?” são exemplos de dúvidas comuns.
Pensando nesta fase, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCB), em parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO), publicaram um novo e-book com foco no pós-operatório da cirurgia bariátrica.
Em forma de perguntas e respostas, as sociedades trazem respostas para as principais perguntas dos pacientes que passaram pela cirurgia. Confira-as a seguir.
Quantos quilos se perde após a cirurgia bariátrica?
A perda de peso após a cirurgia bariátrica varia muito de pessoa para pessoa. Dentre os fatores que interferem, estão inclusos:
- Idade
- Gênero
- Tipo de cirurgia
- Adesão à atividade física
- Genérica
- Doenças
Geralmente, pacientes mais jovens e mais ativos, com menor peso inicial e menos problemas de saúde perdem mais peso.
Além disso, técnicas cirúrgicas como a da derivação gastro-jejunal em Y-de-Roux (DGYR) levam a uma redução maior do excesso de peso (65 a 85%) do que a gastrectomia vertical (55 a 75%), por exemplo.
O menor peso depois da cirurgia será notado após 18 meses da operação. Vale ressaltar que a maioria dos pacientes atinge o sobrepeso ou a obesidade grau I, e raramente chegam ao peso normal/eutrófico apenas com a CB.
Leia também: Fatores ambientais que determinam o IMC após cirurgia bariátrica
O que comer após cirurgia bariátrica?
Logo após a cirurgia, a dieta passa por etapas progressivas:
1) Dieta líquida: caldos e sopas coados, sucos, leite, iogurte líquido.
2) Dieta pastosa: além de todos os líquidos, purês, sopas cremosas, caldo de feijão, vitaminas de frutas e suplementos alimentares de proteínas, como whey protein.
3) Dieta branda: alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes, muito cozidos e com poucas fibras, que devem ser bem mastigados.
4) Dieta normal: já se pode incluir alimentos crus e fibras integrais, evitando apenas aqueles ricos em açúcar e gorduras, ultraprocessados, bebidas gaseificadas e álcool.
As proteínas são os nutrientes mais importantes para o paciente bariátrico. Elas podem provir de fontes animais, como carnes, ovos e leite, ou de fontes vegetais, a partir das leguminosas. Os suplementos proteicos também podem ser necessários, tal como o whey protein ou a albumina em pó.
Saiba mais em: Cirurgia bariátrica: tipos e recomendações nutricionais
Quais suplementos um bariátrico deve tomar?
Indica-se os seguintes suplementos para o paciente bariátrico:
- Vitaminas B1, B6 e B12 (injetável ou sublingual)
- Vitamina D (cápsulas ou comprimidos)
- Citrato de cálcio
- Ferro
- Polivitamínicos com zinco, cobre, folato, selênio e vitaminas A, E, K e C
Em relação às doses, estas variam de acordo com a técnica cirúrgica, idade, problemas de saúde, gestação e outros fatores. Por isso, os profissionais de saúde precisam fazer avaliações periódicas para orientar a suplementação.
Vale ressaltar que a cirurgia bariátrica exige suplementação pelo o resto da vida, sem exceção. Isso por conta da menor ingestão de alimentos e pela menor absorção de nutrientes.
Sintomas digestivos após cirurgia bariátrica: o que fazer?
No pós-operatório da cirurgia bariátrica, não é raro experimentar alterações no funcionamento do sistema digestivo, por conta das mudanças anatômicas e metabólicas advindas da operação.
Os sintomas digestivos mais comuns são:
- Náuseas e vômitos
- Diarreias
- Flatulência
- Dor abdominal
- Dificuldade para tolerar alimentos ricos em fibras, açúcar e gorduras
Para driblar estes problemas, as sociedades de saúde recomendam:
1) Manter-se hidratado. Tomar líquido entre as refeições, mas não durante as mesmas, para evitar distensão estomacal.
2) Comer devagar e mastigar bem. Isso ajuda a digestão e evita desconforto após as refeições.
3) Identificar os alimentos problemáticos. Depois, evitar comê-los ou comer com moderação.
4) Dividir as refeições em porções menores ao longo do dia. Isso evita a sobrecarga do estômago e contribui para a digestão.
5) Buscar assistência médica. Se os sintomas digestivos forem persistentes ou acompanhados de febre, sangramento e outras manifestações preocupantes, é caso de procurar omédico imediatamente.
Acima de tudo, o paciente deve obedecer às instruções médicas e nutricionais para aliviar os sintomas e evitar problemas futuros.
Como evitar o reganho de peso pós bariátrica?
É considerado normal haver um reganho de até 10% dos quilos que foram perdidos nos 18 meses pós-operatório da cirurgia bariátrica.
Porém, para ajudar a prevenir valores acima disso, algumas mudanças no estilo de vida são necessárias.
No âmbito da alimentação, recomenda-se controlar as porções; priorizar frutas, hortaliças, proteínas magras e grãos integrais; evitar alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras saturadas; manter-se hidratado; e criar um diário alimentar.
No âmbito do exercício físico, os autores indicam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Além disso, deve-se buscar uma rotina mais ativa, como caminhar e subir escadas.
A esfera social e emocional também é muito importante nesse processo. Orienta-se compartilhar os objetivos com amigos e familiares; evitar alimentação emocional; e praticar técnicas de relaxamento para controle de estresse, como meditação e ioga.
Sobretudo, estar acompanhado pela equipe de bariátrica é fundamental para evitar o reganho de peso. A maior parte dos pacientes que voltam a ganhar peso deixaram de fazer o acompanhamento com os profissionais de saúde.
Outras recomendações
Além das questões abordadas até aqui, o material também traz outras respostas para questões comuns no pós operatório da cirurgia bariátrica, incluindo:
- Quais doenças tendem a melhorar ou a desaparecer depois da operação?
- Como fica a saúde da mulher operada?
- Como a bariátrica pode afetar minhas emoções?
- Entre outros.
Para conferir o e-book completo, clique aqui.
Se você gostou deste material, leia também:
- Guia Brasileiro de Nutrição em Cirurgia Bariátrica e Metabólica
- Papel da suplementação de vitamina D após cirurgia bariátrica
- Cirurgia bariátrica: tipos e recomendações nutricionais
Referência:
O pós-operatório da cirurgia bariátrica [livro eletrônico] : um guia para resolver as principais dúvidas dos pacientes / Denis Pajecki, Álvaro Albano, Sylka Rodovalho ; coordenação Jacqueline Rizzolli. — 1. ed. — São Paulo : Vitamina Conteúdo, 2024.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.