fbpx

Jejum intermitente pode promover alterações metabólicas benéficas?

Postado em 4 de setembro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

Participantes apresentaram aumento da captação de glicose pelo músculo esquelético

É compreendido que a maioria das estratégias nutricionais tem como base o manejo da quantidade e qualidade de alimentos ingeridos, entretanto, algumas pesquisas recentes sugerem que o jejum intermitente pode fornecer efeitos metabólicos eficientes, associando os benefícios da restrição calórica e crononutrição.

Jones e colaboradores avaliaram os efeitos crônicos do early Time-Restricted Feeding (eTRF), que é um tipo de jejum intermitente, em 16 homens jovens saudáveis durante duas semanas.

Os participantes foram divididos em 2 grupos:

Grupo eTRF: que mantiveram alimentação sem restrições e as consumiam no período das 8 horas da manhã até as 16 horas da tarde;

Grupo controle: após período de intervenção eTRF de 2 semanas, metade dos participantes foram submetidos a nova intervenção recebendo dieta controlada em quantidade macronutrientes, porém com uma janela alimentar de 12 horas.

Ambos os grupos receberam bebida composta por dextrose e proteína antes e após jejum noturno em ambos os grupos.

Qual o resultado das intervenções entre os diferentes grupos?

O grupo eTRF apresentou melhora da sensibilidade à insulina e diminuição das concentrações de insulina pós-prandial, além de maior captação de glicose e BCAA pelo músculo esquelético, quando comparado ao grupo controle. Ainda no mesmo grupo, foi observada redução de 400kcal/dia e perda de peso similar ao grupo controle (eTRF: -1.04 ± 0.25kg e controle: -1.24 ± 0.35kg).

Qual a conclusão dos autores sobre o estudo?

Os autores concluíram que a adesão ao protocolo do grupo eTRF foi alta e os participantes apresentaram adaptações crônicas relacionadas a melhora da sensibilidade à insulina, além de alterações na composição corporal e balanço energético. Entretanto, os autores  afirmam que são necessários mais estudos a longo prazo para avaliar a viabilidade deste tipo de jejum.

Referência

Jones, et al. Two weeks of early time-restricted feeding (eTRF) improves skeletal muscle insulin and anabolic sensitivity in healthy men. Am J Clin Nutr. 2020

Leia também