fbpx


O que é nutrição clínica? Guia para nutricionistas

Postado em 22 de novembro de 2021

Guia Nutrição clínicaImagem: Canva

A nutrição é uma profissão com amplo campo de atuação. O nutricionista pode trabalhar em diversas áreas, desde a assistência hospitalar (nutrição clínica) até marketing aplicado a nutrição.

No entanto, das áreas já citadas aqui no Nutritotal PRO, a nutrição clínica ainda é uma das mais procuradas e almejadas por estudantes e profissionais já formandos, veja os detalhes nesse guia que criamos para você.

Mas afinal, o que é nutrição clínica?

Segundo a lei nº 8.234 de 1991, a nutrição clínica é uma das áreas da nutrição, em que o nutricionista presta assistência nutricional e dietoterápica de coletividade e de indivíduos, sendo eles sadios ou enfermos.

O nutricionista pode atuar em instituições públicas e/ou privadas, coordenando, planejando, supervisionando e avaliando o estado nutricional visando à recuperação e prevenção de doenças, além de promover a educação alimentar, prestar assessoria dietética, solicitar exames laboratoriais e prescrever suplementos nutricionais.

Confira os locais que o nutricionista clínico pode atuar:

De acordo com dados do Conselho Federal de Nutricionista (CFN), cerca de 30,4% dos formados atuam na área clínica, ficando atrás apenas da área de alimentação coletiva (30,8%), sendo um dos maiores campos de atuação.

Nutrição clínica no âmbito hospitalar

Apesar de poder atuar em lactários, na assistência domiciliar e em consultórios, os hospitais são locais em que mais empregam esses profissionais.

Devido a grande prevalência de desnutrição hospitalar, o nutricionista clínico deve atuar na equipe multidisciplinar, promovendo a recuperação do estado nutricional de pacientes, visando à melhora do quadro clínico e contribuindo com desfechos positivos.

Sendo assim, adjunto com a equipe multidisciplinar, o nutricionista irá:

  • Garantir a qualidade da assistência nutricional ao paciente internado;
  • Elaborar e implementar protocolos nutricionais;
  • Interagir com a equipe, para definição de planos nutricionais completarem sempre que necessário.

Além disso, será responsável pelo diagnóstico nutricional, usando as ferramentas de avalição nutricional mais adequadas, e por prescrever dietas de acordo com a enfermidade e necessidade de cada paciente, com o auxilio de técnicos de nutrição e dietéticas.

Entenda no site, Qual a diferença de atuação entre técnico em nutrição e dietética e nutricionista?

As subáreas

Além da especialização tradicional em nutrição clínica, o CFN, por meio da resolução nº 689 de 2021, permite ao nutricionista se especializar em áreas médicas específicas, como:

  • Nutrição clínica em Cardiologia;
  • Nutrição clínica em Cuidados paliativos;
  • Nutrição clínica em Endocrinologia e metabologia;
  • Nutrição clínica em Oncologia;
  • Nutrição clínica em Gastroenterologia;
  • Nutrição clínica em Gerontologia;
  • Nutrição clínica em Terapia Intensiva;
  • Nutrição clínica em Nefrologia.

Destacamos ainda que, devido ao rápido avanço da ciência, o nutricionista que atua na área clínica precisa de atualização constante, visto que muitas diretrizes que regem o trabalho nessa área são modificadas periodicamente.

Confira, com a Nutricionista Ana Carolina, a rotina de uma nutricionista clínica, clicando aqui.

 

Referência

UNICAMP, Hospital das Clínicas. Manual de processos e técnicas de trabalho da divisão de nutrição e dietética. Campinas: Unicamp, 2015.

Resolução CFN nº 600/2018.  

OLIVEIRA, Maria Janaina Ferreira de et al. Papel do nutricionista em uma equipe de saúde hospitalar multiprofissional: percepção e expectativas de seus integrantes. Braspen Journal, [S.L.], v. 35, n. 3, p. 270-278, 15 out. 2020. BRASPEN Journal.

DEMÉTRIO, Franklin et al. A nutrição clínica ampliada e a humanização da relação nutricionista-paciente: contribuições para reflexão. Revista de Nutrição, [S.L.], v. 24, n. 5, p. 743-763, out. 2011. FapUNIFESP (SciELO).

CFN – Consulta Nacional de Nutricionista, fevereiro 2021.

Resolução CFN nº 689/2021

Cartilha de nutrição– CFN

Cadastre-se e receba nossa newsletter