fbpx


Percepções de atletas e treinadores sobre papel da alimentação na melhora do desempenho esportivo

Postado em 15 de julho de 2021 | Autor: Marcella Gava

Para os atletas, é importante que o nutricionista passe as orientações de forma mais clara

Percepções de atletas e treinadores sobre papel da alimentação

Percepções de atletas e treinadores sobre papel da alimentação. A baixa disponibilidade de energia resulta em adaptações fisiológicas que contribuem para resultados de saúde desfavoráveis. Existem poucas informações sobre as percepções das orientações nutricionais para comer mais comida para manter a saúde e melhorar o desempenho. O objetivo deste estudo foi explorar as percepções dos atletas e dos treinadores em relação aos conselhos para os atletas ingerirem mais alimentos para fornecer mais energia e melhorar a performance bem como os desafios em seguir estes conselhos e explorar como os nutricionistas podem dar esta orientação gerando um maior impacto.

Percepções de atletas e treinadores sobre papel da alimentação:

Dessa maneira, foram incluídos no estudo atletas que foram orientados a ingerirem mais calorias pelo seu nutricionista ou pelo seu treinador. Foram aplicados a estes atletas e aos treinadores de alta-performance questionários que continham informações sobre as características do indivíduos, benefícios e dificuldades na alimentação adequada, aplicação e entrega de informação sobre energia e lacunas na educação.

Fizeram parte do estudo nove atletas (6 mulheres e 3 homens) e nove treinadores de alta performance, num total de 18 participantes. A idade média dos atletas era 26 anos, e estes passavam treinando semanalmente em média 27 horas e com o treinador 16 horas. Seis treinadores e dois atletas identificaram uma melhora na consistência dos resultados nos treinos e melhores performances como um benefício do fornecimento energético adequado. Quatro atletas e três treinadores perceberam que eles têm melhor função imunológica e conseguem prevenir doenças bem como outros benefícios quando possuem uma alimentação adequada. Cinco treinadores e cinco atletas identificaram que o maior desafio na alimentação adequada era o manejo do tempo do treino e a preparação da refeição. O custo da alimentação e o volume de alimentos requeridos foram também identificados como dificuldade para alimentação adequada. Os atletas e treinadores reconheceram que capacitar e apoiar os atletas com mensagens claras e específicas para mudar o comportamento é fundamental para aumentar a sua autoconsciência e fazer mudanças relacionadas à nutrição de longo prazo. Os atletas também descreveram a necessidade de serem mais comprometidos com a dieta e do nutricionista ser o mais claro possível nas orientações.

Dessa maneira, os autores concluem que a pesquisa fornece uma visão geral das percepções em relação a conselhos para comer mais alimentos a fim de estimular a saúde, melhorar o rendimento em treinos e o desempenho de atletas e treinadores. As descobertas identificaram como benefícios da melhor ingestão energética: mais energia; consistência no treinamento; e melhor recuperação. Como desafios, foram apontados: horário de alimentação e preparação de comida; o volume de alimento a ser ingerido; e o encargo financeiro. Como forma de melhorar as orientações nutricionais eles destacam: comunicação e colaboração claras entre atleta, técnico e equipe multidisciplinar; e individualização da orientação nutricional.

 

Logue DM, Mahony L, Corish CA, Tobin D, Doherty R, O’Higgins G, Madigan SM. Athletes’ and Coaches’ Perceptions of Nutritional Advice: Eating More Food for Health and Performance. Nutrients 2021, 13, 1925.



Leia também



Assine nossa newsletter: