fbpx


Suplementação de bicarbonato de sódio e desempenho de atletas de elite

Postado em 6 de janeiro de 2022

Suplementação de bicarbonato de sódio

O oxigênio é fundamental para a síntese de ATP nos exercícios de resistência mais longos, no entanto, em atividades de resistência em curto tempo ainda está pouco claro na literatura o papel desse elemento no metabolismo energético.

Durante as corridas de atletismo, sabe-se que há uma contribuição pequena, mas eficiente das vias anaeróbica e aeróbica na produção de energia, pois o fornecimento de ATP por vias não mitocondriais pode levar a acidose muscular.

Devido a essa acidose muscular, o sistema buffer (regulação do pH) tampão se torna essencial para essa regulação devido a sua capacidade de tampão de utilização de íons H +, sendo o sistema do bicarbonato um dos mais importantes.

Para entender melhor essa influência, um estudo dinamarques, investigou os efeitos da suplementação de bicarbonato de sódio (NaHCO3) na alcalose e no desempenho de atletas de elite em uma competição de atletismo.

O estudo

Para o estudo foram recrutados 21 atletas de elite com idade média de 26 anos, em que os participantes foram divididos em 2 grupos, um com suplementação de bicarbonato e outro placebo, no qual realizaram dois testes, para identificar o tempo individual do pico de bicarbonato no sangue, após a suplementação de 0,3 g/kg de massa corporal NaHCO 3 com e sem aquecimento.

Além disso, os atletas também realizaram duas corridas contra o relógio (TT) de 3,5 Km, seguido de avaliação individualizada de bicarbonato, sendo que após a corrida foram retirados amostra de sangue para verificar a dosagem de lactato, NaHCO 3 e pH.

Resultados

Os pesquisadores observaram que o pico individual de bicarbonato foi relativamente maior em comparação ao grupo placebo, após a TT, melhorando também o desempenho na corrida em 6s quando comparado a outro grupo, a suplementação de bicarbonato de sódio foi associada com a melhora na performance atlética, devido a sua atuação direta na capacidade de tamponamento do H+, melhorando assim o efeito de acidose muscular.

Suplementação de bicarbonato de sódio x desempenho

Por fim, foi concluído que a suplementação NaHCO 3 parece melhorar a resistência e o desempenho em exercícios de alta intensidade, mostrando também que o sistema anaeróbio se torna essencial para competições de velocidade e resistência em um curto período.

Leia também: O que são recursos ergogênicos em nutrição esportiva?

Referência

LASSEN, Tue Ah et al. Increased Performance in Elite Runners Following Individualized Timing of Sodium Bicarbonate Supplementation. International Journal Of Sport Nutrition And Exercise Metabolism, -, v. 31, n. 6, p. 453-459, set. 2021.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter