>


Feiras livres: conheça os seus benefícios

Postado em 4 de agosto de 2022

Quer um lugar mais democrático e cheio de benefícios que as feiras livres? Aberta a todas as pessoas, realizadas nos mais diferentes bairros, com uma infinidade de alimentos frescos e saudáveis.

Já deu para perceber que nós, do Nutritotal, adoramos uma boa feira e recomendamos a todo mundo, certo?!

Veja: Por que devemos indicar a feira?

feiras-livres-conheca-os-seus-beneficios

Foto: Shutterstock.com

Mas para discutir melhor os benefícios das feiras livres, convidamos o nutricionista Moisés Pinheiro, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tutor do Ganep Educação.

Ele nos lembra a importância do consumo de frutas, legumes e verduras para prevenção de doenças crônicas, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, sociedades médicas e do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Esses alimentos são facilmente adquiridos nas feiras livres e contribuem, inclusive, para o combate a insegurança alimentar. Afinal, nesses lugares pode-se encontrar alimentos com um custo menor.

Aliás, o Moisés dá algumas dicas de como economizar na feira, aproveitando alimentos em safra e o horário da “xepa”, próximo ao horário de encerramento da feira, em que se observa a mesma qualidade dos alimentos, mas vendidos a um valor menor.

Ele comenta que sempre orienta seus pacientes a frequentarem a feira, hábito favorecido atualmente pelo maior número de opções, pois além das feiras tradicionais, que acontecem no período da manhã, estão se popularizando as feiras noturnas e dentro de condomínios.

No vídeo, o nutricionista ainda discute a composição nutricional das frutas e vegetais e como a agricultura é beneficiada pela biotecnologia.

Veja também:

 

Parceria:

Cadastre-se e receba nossa newsletter