Entenda os fatores que definem a composição corporal do ectomorfo.
“Ectomorfo” é a denominação dada para uma das classificações dos biótipos corporais. Caracterizados como altos, magros e longínquos, esses indivíduos geralmente têm dificuldade de engordar e ganhar massa muscular. Continue lendo para se aprofundar nos somatotipos, e na definição da ectomorfia.
Ectomorfo, endomorfo e mesomorfo: os somatotipos
Em primeiro lugar, precisamos entender de onde parte a classificação dos físicos corporais.
O método de “somatotipos”, na qual a ectomorfia faz parte, visa fornecer uma descrição quantitativa de morfologia e das características do corpo humano. Para isso, a caracterização do tipo físico avalia:
- Linearidade corporal;
- Desenvolvimento muscular;
- Grau de adiposidade.
A partir destes aspectos, os somatotipos são expressos em três componentes:
- Ectomorfos: menor acúmulo de gordura corporal;
- Mesomorfos: maior desenvolvimento musculoesquelético.
- Endomorfos: maior acúmulo de gordura corporal;
Cada indivíduo é uma combinação única de todos estes três componentes. Contudo, há sempre a predominância de uma delas.
Embora se saiba que o exercício e a dieta podem influenciar o somatotipo de um indivíduo, os níveis de herdabilidade parecem ser moderados a altos: sugere-se que 65% da variação nos testes de aptidão física em esportistas adultos seja derivada de seus somatotipos.
Ectomorfo: o que é?
Os ectomorfos correspondem ao somatotipo com maior tendência à linearidade, e menor tendência ao acúmulo de gordura e massa muscular. Geralmente, são altos, magros, com metabolismo acelerado e não ganham peso com facilidade. No vocabulário popular, são aqueles considerados “magros de ruim”.
Em uma pesquisa com 230 mulheres eutróficas ou obesas, relatou-se uma maior ectomorfia naquelas metabolicamente saudáveis, destacando o papel protetor da linearidade corporal contra o desenvolvimento da síndrome metabólica.
Quais são as características dos ectomorfos?
As principais características de pessoas com o somatotipo ectomorfo predominante são:
- Baixos índices de massa muscular;
- Pouca gordura corporal, com dificuldade de ganhar peso e facilidade para emagrecer;
- Metabolismo acelerado;
- Braços e pernas longos e finos;
- Estatura alta;
- Tórax e abdome estreitos e finos;
- Ombros largos e caídos;
- Ossos frágeis e finos.
Geralmente, indivíduos com predominância em ectomorfia podem buscar o ganho de massa magra. Para isso, é necessário promover uma alimentação saudável que aumente a ingestão calórica e proteica diária, aliada à exercícios físicos com foco em hipertrofia. Para saber mais, leia sobre as estratégias nutricionais para ganho de massa muscular.
Para auxiliar seu paciente, recomende a leitura:
Referências
CABRAL, Breno Guilherme de Araujo T. et al. Antropometria e somatotipo: fatores determinantes na seleção de atletas no voleibol brasileiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, p. 733-746, 2011.
CALDERÓN LESANO, Danny Sebastián. Los somatotipos en la resistencia anaeróbica en estudiantes de bachillerato. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Carrera de Pedagogía de La actividad Física y Deporte.
GALIĆ, Biljana Srdić et al. Somatotype characteristics of normal-weight and obese women among different metabolic subtypes. Archives of endocrinology and metabolism, v. 60, p. 60-65, 2016.
RYAN-STEWART, Helen; FAULKNER, James; JOBSON, Simon. The influence of somatotype on anaerobic performance. PloS one, v. 13, n. 5, p. e0197761, 2018.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.