Estudo revela benefícios na regulação da glicose e nas características menstruais.
A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma condição endócrina complexa que afeta a saúde reprodutiva e metabólica de mulheres em idade fértil. Novos estudos têm se debruçado sobre substâncias naturais mais específicas encontradas nos alimentos para o tratamento da SOP, como é o caso da suplementação de curcumina.
Mulheres com SOP frequentemente enfrentam desafios como a resistência à insulina, irregularidades menstruais e hiperandrogenismo (aumento da ação de hormônios andrógenos). A curcumina, polifenol derivado da cúrcuma, já foi estudado em uma ampla gama de doenças, como o diabetes tipo 2, que é uma das complicações da SOP.
Considerando esses desequilíbrios que podem impactar significativamente na qualidade de vida dessas mulheres, uma pesquisa decidiu investigar os efeitos gerais da suplementação da curcumina na SOP. Continue lendo para saber mais:
Suplementação de curcumina
O estudo em questão foi um ensaio clínico randomizado com 54 mulheres com SOP para investigar os efeitos da suplementação de curcumina nessa condição. Essas mulheres foram divididas em grupo controle e grupo intervenção, sendo 27 mulheres em cada grupo.
O grupo de intervenção recebeu 2 comprimidos de 500mg de curcumina que deveriam ser ingeridos juntos à mesma hora, todos os dias, durante doze semanas. O grupo controle, por sua vez, recebeu comprimidos placebo e deveriam seguir a mesma orientação de consumo.
Resultados encontrados
Redução nos Níveis de Glicose em Jejum
A suplementação de curcumina revelou resultados notáveis na pesquisa, principalmente na redução dos níveis de glicose em jejum com uma diferença média de 6,4mg/dL após a intervenção comparada ao grupo controle.
Melhoria nas características menstruais
Além da influência metabólica, a curcumina demonstrou impacto positivo nas características menstruais com redução significativa nas taxas de amenorreia (ausência de menstruação) e oligomenorreia (menos de 10 menstruações no período de 1 ano ou de um ciclo com duração superior a 35 dias).
Explorando as possíveis vias de ação: mecanismos bioquímicos
A curcumina, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pode modular diversas vias bioquímicas. Nessa pesquisa a substância pôde influenciar a captação de glicose e até mesmo atenuar processos inflamatórios associados à SOP.
Na prática clínica
Para nutricionistas que atuam com saúde da mulher, fitoterapia e orientam a dieta de mulheres com SOP, a suplementação de curcumina pode ser uma intervenção valiosa. Além dos ajustes na abordagem nutricional para apoiar a regulação do metabolismo da glicose e suporte hormonal.
Abrindo novas perspectivas no tratamento da SOP
O estudo destaca a suplementação de curcumina como uma intervenção promissora, mas reconhece a necessidade de pesquisas mais abrangentes, pois triglicerídeos, colesterol, LDL, HDL, insulina em jejum e hormônios sexuais não apresentaram diferenças significativas entre os grupos controle e de intervenção.
A suplementação de curcumina deve ser encarada como uma possível aliada no caminho para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. Os nutricionistas podem integrar essa e outras descobertas em estratégias personalizadas para mulheres com SOP, lembrando que para prescrição de fitoterápicos, é preciso especializar-se na área.
Leia mais sobre saúde da mulher e SOP:
- E-book: Micronutrientes e Saúde da Mulher
- Fibras, microbiota e saúde da mulher: qual é a relação?
- Quais são as estratégias nutricionais para pacientes com síndrome dos ovários policísticos?
Referência
Ghanbarzadeh-Ghashti N, Ghanbari-Homaie S, Shaseb E, Abbasalizadeh S, Mirghafourvand M. The effect of Curcumin on metabolic parameters and androgen level in women with polycystic ovary syndrome: a randomized controlled trial. BMC Endocr Disord. 2023 Feb 15;23(1):40. doi: 10.1186/s12902-023-01295-5. PMID: 36788534; PMCID: PMC9930238.
A Redação Nutritotal PRO é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.