Com manga, coentro e cebolinha essa receita valoriza a safra do mês e ainda oferece benefícios à saúde.
Enfim, chegou a estação mais colorida do ano! A primavera é, sem dúvidas, uma estação que enche nossos olhos com tantas flores coloridas. Mas, além de belas, você sabia que as flores também podem ser COMESTÍVEIS?
Isso mesmo! Rosa, lavanda, hibisco, cravo, dente-de-leão, capuchinha, entre tantas outras, fazem parte do grupo de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e podem estar no seu prato.
Para o ceviche de manga, o ingrediente que vai dar um toque a mais ao seu preparo é a flor amor-perfeito, conheça mais sobre os benefícios dessa PANC:
Flor amor-perfeito
As flores comestíveis podem trazer benefícios à saúde, estudos demonstram que o pólen, por exemplo, é uma fonte de proteínas, carboidratos, gorduras e pigmentos com capacidade antioxidante. Nas pétalas e em outras partes há riqueza de vitaminas e minerais, sendo potássio, fósforo, cálcio e magnésio, os mais presentes.
A flor amor-perfeito é da espécie Viola tricolor, ela é caracterizada por cores marcantes como vermelho, laranja, amarelo, violeta e roxo e tem um sabor adocicado. Estudos têm apresentado efeitos importantes dessa flor para a saúde.
Uma pesquisa feita com animais investigou o potencial da amor-perfeito e descobriu que ela possui ação anti-inflamatória, mais especificamente no tratamento da asma. Outra pesquisa analisou a relação com a proteção cardiovascular e confirmou efeito na redução da pressão arterial e na proteção do coração.
Ceviche de manga com flores
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
- 2 mangas (dê preferência às frutas que não estejam tão maduras para não deixar o prato muito adocicado e facilitar o preparo)
- ½ cebola roxa cortada em rodelas
- Suco de 1 limão taiti
- Folhas de coentro ou salsinha
- Cebolinha
- Sal
- Flores de amor-perfeito
Modo de preparo
- Lave a manga, o limão, as folhas de coentro ou salsinha e as flores
- Seque as flores com papel toalha
- Descasque e corte as mangas em cubos e reserve
- Descasque a cebola, fatie em rodelas e reserve
- Descarte parte dos talos do coentro ou salsinha e pique bem o restante
- Pique a cebolinha e reserve
- Em uma tigela, junte a manga, a cebola e o coentro ou a salsinha
- Esprema o suco do limão por cima dos ingredientes
- Salpique sal à gosto e misture com auxílio de uma colher
- Coloque no prato que vai servir
- Espalhe por cima a cebolinha e decore com as flores de amor-perfeito
- Sirva na hora
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Harati, M. Bahrami, A. Razavi, M. Kamalinejad, M. Mohammadian, T. Rastegar, et al. Effects of viola tricolor flower hydroethanolic extract on lung inflammation in a mouse model of chronic asthma. Iranian Journal of Allergy, Asthma and Immunology, 17 (5) (2018), pp. 409-417, 10.18502/ijaai.v17i5.299
Fatima Saqib,Khizra Mujahid,Muhammad Arif Aslam,Alotaibi Modhi,Marius Alexandru Moga,Elena Bobescu,Luigi Marceanu. Ex vivo and in vivo studies of Viola tricolor Linn. as potential cardio protective and hypotensive agent: Inhibition of voltage-gated Ca++ ion channels. The FASEB Journal, 2020.
Tânia C.S. P. Pires, Lillian Barros, Celestino Santos-Buelga, Isabel C.F.R. Ferreira, Edible flowers: Emerging components in the diet, Trends in Food Science & Technology, Volume 93, 2019, Pages 244-258, ISSN 0924-2244, https://doi.org/10.1016/j.tifs.2019.09.020.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.