Estudo analisou se o suplemento pode estar relacionado à prevenção da doença.
Presente em frutas cítricas e hortaliças, essa vitamina promove vários benefícios à saúde quando consumida adequadamente
Com a chegada das frentes frias e o aumento das infecções virais, muitas pessoas começam a fazer uso de suplementos de vitamina C. É verdade que a vitamina C está associada ao bom funcionamento do sistema imune e pode contribuir com os cuidados à saúde, mas será que existem outros benefícios da suplementação dessa vitamina?
Os cientistas já sabem que ela também é importante para a cicatrização de feridas, a produção de colágeno, a saúde bucal (previne gengivite), entre outras funções. Mas, apesar desses benefícios já conhecidos, pesquisadores decidiram investigar outro possível potencial da vitamina C: a promoção da saúde mental.
Confira a seguir o que eles descobriram:
Vitamina C e saúde mental
Quarenta e seis adultos com status de vitamina C abaixo do ideal foram selecionados para participar de uma pesquisa que avaliou o papel desta vitamina na melhora da vitalidade. A vitalidade foi avaliada a partir de sintomas como fadiga, atenção, engajamento no trabalho, autocontrole, estresse, depressão, afeto positivo, afeto negativo e ansiedade.
Desses pacientes, 24 receberam um suplemento de vitamina C que deveria ser ingerido duas vezes ao dia, durante 4 semanas, e 22 receberam um placebo, comprimido sem a vitamina, para ser administrado da mesma forma. Ao final desse período, os participantes foram avaliados e chegou-se às seguintes conclusões:
- A concentração de vitamina C influencia a atenção, a motivação para o trabalho e contribui para um melhor desempenho em tarefas cognitivas que requerem atenção por mais tempo.
- Mas, a vitamina C não demonstrou influência na fadiga e no humor
A partir desses resultados, os pesquisadores afirmam que o baixo nível de vitamina C está relacionado à pior saúde mental.
Suplementação de vitamina C
Com essas descobertas, você deve estar pensando que deve ir agora mesmo comprar um suplemento para melhorar a atenção e a motivação no trabalho, além de ter todos os outros benefícios que já citamos da vitamina C. Mas, calma!
Lembre-se que o estudo foi realizado em pessoas que apresentavam deficiência dessa vitamina, ou seja, não sabemos o efeito da suplementação na saúde mental quando a concentração de vitamina C já está de acordo com as recomendações de saúde. Além dos suplementos, a vitamina C está naturalmente presente em frutas cítricas, como morango, kiwi, laranja e uva, e também pode ser encontrada no mamão, no melão, na manga e em hortaliças, como ervilha-torta, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas e repolho.
Então, quem já mantém uma alimentação rica nesses vegetais, provavelmente não apresenta essa deficiência nutricional e, assim, não necessita de suplementação. Da mesma forma que a deficiência de vitamina C é prejudicial, o excesso também é.
Em excesso, a vitamina C pode interferir na absorção de outros nutrientes e causar diarreia. Por isso, a suplementação de vitaminas, minerais e nutrientes em geral, sempre deve ser orientada por um profissional médico ou nutricionista que vai avaliar, a partir de exames e sintomas, a carência ou não do nutriente.
Você também pode gostar desses conteúdos:
Miniguia com as vitaminas e minerais mais importantes para a boa saúde
4 plantas para proteger o seu cérebro
A alimentação pode melhorar seu rendimento no trabalho
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência
Sim M, Hong S, Jung S, Kim JS, Goo YT, Chun WY, Shin DM. Vitamin C supplementation promotes mental vitality in healthy young adults: results from a cross-sectional analysis and a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Eur J Nutr. 2022 Feb;61(1):447-459. doi: 10.1007/s00394-021-02656-3. Epub 2021 Sep 2. PMID: 34476568; PMCID: PMC8783887.
SAMPAIO, L.R., org. Avaliação nutricional. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 23-47.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.