Usuários de metformina precisam ficar atentos.
A diabetes é uma doença crônica que cresce exponencialmente ao redor do mundo. Além dos distúrbios na insulina e da hiperglicemia, a diabetes pode ser caracterizada por deficiência em alguns micronutrientes importantes para o organismo, como a vitamina B12.
Mas afinal, todos as pessoas com diabetes precisam suplementar micronutrientes? É o que iremos descobrir!
O que a vitamina B12 tem a ver com diabetes?
A deficiência de vitamina B12 é comum entre os pacientes com diabetes. Isso acontece por conta da metformina, medicamento oral comum para o controle da hiperglicemia na DM2. Sugere-se que a metformina interfira na absorção da vitamina B12 no intestino, particularmente na ligação dependente de cálcio do complexo IF-vitamina B12 ao receptor cubilina.
Em estudo realizado no Brasil, 27% dos pacientes com diabetes apresentaram deficiência de vitamina B12. Em outras pesquisas científicas ao redor do mundo, essa prevalência varia de 6 a 50%.
A dose e a duração da terapia interferem neste quadro. Ao que parece, doses acima de 1500 a 2.000 mg/d de metformina aumentam o risco da deficiência de B12. Em uma pesquisa chinesa, o aumento de 1g/dia elevou este risco em 2 vezes.
Já em relação à duração, o uso crônico e prolongado de metformina também é um fator de risco. Em um estudo retrospectivo, o tempo médio entre o início de uso do medicamento e a incidência da deficiência foi de 5,3 anos. Nesse sentido, uma possível explicação é o armazenamento hepático da vitamina, de modo que os sintomas se tornam evidentes apenas após o esgotamento das reservas em até 5 a 10%.
Entretanto, a deficiência pode surgir mais rápido nos diabéticos idosos, pois as reservas hepáticas já estão esgotadas na velhice. Em pesquisa com pacientes mais velhos, 3 meses com metformina foram suficientes para diminuir os níveis plasmáticos de B12.
Além da metformina, os medicamentos supressores de ácido também podem prejudicar o status da vitamina, tais como os anti-histamínicos H2 (H2RAs) ou os inibidores da bomba de prótons (IBPs). O uso destes fármacos é comum na diabetes, pois cerca de 40% dos pacientes apresentam refluxo gastroesofágico.
As consequências da deficiência de B12 são inúmeras: anemia megaloblástica, neuropatia periférica e autonômica, memória ruim, demência, delírio, depressão e psicose, etc. Muitas vezes, esses sintomas são confundidos com neuropatia diabética, comprometendo o tratamento.
Pessoas com diabetes precisam suplementar B12?
Em caso de deficiência, sim. Como visto, essa condição é comum entre portadores de diabetes, e pode trazer diversas consequências graves para a saúde. Por isso, a suplementação é o tratamento mais adequado.
Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a administração sublingual deve ser a preferência, pois possui melhor absorção do que a via oral, e não apresenta as inconveniências da via intramuscular.
Para identificar a deficiência, a Associação Americana de Diabetes recomenda uma avaliação periódica dos níveis de vitamina B12 em pacientes com uso prolongado de metformina, incluindo aqueles com pré-diabetes, neuropatia ou anemia.
Em uma pesquisa publicado no World Journal of Diabetes, os autores estabeleceram que o rastreio da deficiência é indicado, principalmente, na presença de um ou mais dos seguintes fatores:
- Forte suspeita clínica da deficiência;
- Neuropatia diabética periférica e/ou autonômica preexistente;
- Duração da terapia com metformina ≥ 5 anos;
- Idade ≥ 65 anos;
- Alta exposição cumulativa à metformina (IUM > 5);
- Dose de metformina ≥ 1.500 mg/d por pelo menos 6 meses;
- Uso concomitante de longo prazo (≥ 12 meses) de medicamentos supressores de ácido;
- Presença de outros fatores de risco ou comorbidades associadas à deficiência de B12.
Além do suplemento de B12, a suplementação de cálcio também pode reverter a má absorção de vitamina B12 causada pela metformina. Sendo assim, combinar estas estratégias pode ser uma boa opção.
É válido ressaltar que nem todos os pacientes com diabetes irão cursar com deficiência da vitamina B12. Logo, nem todos precisam suplementar, mas estratégias de prevenção da deficiência são bem-vindas, principalmente entre os usuários de metformina, idosos e vegetarianos. São elas:
- Triagem regular;
- Ingestão de alimentos ricos em B12 (carne vermelha, aves, leite, ovos, alimentos enriquecidos);
- Suplementação de doses diárias (2,4 mcg/dia).
E os outros micronutrientes?
Além da vitamina B12, os pacientes com diabetes podem estar mais suscetíveis à deficiências de outros micronutrientes, tais como zinco, magnésio, vitamina C, vitamina E, e demais vitaminas do complexo B.
Isso acontece por diversos motivos. Por exemplo, a maior perda de líquidos e o metabolismo proteico alterado levam à maior excreção de nutrientes na urina.
Por sua vez, a perturbação no status de micronutrientes, junto ao aumento do estresse oxidativo da doença, podem contribuir para a resistência à insulina e o desenvolvimento de complicações diabéticas.
Com estas considerações, a indicação para a suplementação permanece semelhante: a triagem para a deficiência deve ser frequente; e, em caso de deficiência, indica-se o tratamento com alimentação e suplementos, se necessário.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Suplementação de ácido fólico e vitamina B12 em pacientes com diabetes tipo 2
- Consenso Brasileiro sobre deficiência de vitamina B12
- Estratégias associadas ao jejum intermitente podem reduzir risco de diabetes tipo 2
Referências
Alhaji JH. Vitamin B12 Deficiency in Patients with Diabetes on Metformin: Arab Countries. Nutrients. 2022 May 13;14(10):2046. doi: 10.3390/nu14102046. PMID: 35631186; PMCID: PMC9144422.
Damião C.P., Rodrigues A.O., Pinheiro M.F.M.C., Filho R.A.D.C., Cardoso G.P., Taboada G.F., Lima G.A.B. Prevalence of vitamin B12 deficiency in type 2 diabetic patients using metformin: A cross-sectional study. Sao Paulo Med. J. 2016;134:473–479. doi: 10.1590/1516-3180.2015.01382111
Infante M, Leoni M, Caprio M, Fabbri A. Long-term metformin therapy and vitamin B12 deficiency: An association to bear in mind. World J Diabetes. 2021 Jul 15;12(7):916-931. doi: 10.4239/wjd.v12.i7.916. PMID: 34326945; PMCID: PMC8311483.
Kaur, B., & Henry, J. (2014). Micronutrient status in type 2 diabetes: a review. Advances in food and nutrition research, 71, 55-100.
Leung S, Mattman A, Snyder F, Kassam R, Meneilly G, Nexo E. Metformin induces reductions in plasma cobalamin and haptocorrin bound cobalamin levels in elderly diabetic patients. Clin Biochem. 2010;43:759–760.
Martin D, Thaker J, Shreve M, Lamerato L, Budzynska K. Assessment of vitamin B12 deficiency and B12 screening trends for patients on metformin: a retrospective cohort case review. BMJ Nutr Prevent Health. 2021.
Nogueira-de-Almeida, C. A., Fernandes, S. L., de Almeida Soriano, E., Lourenço, D. M., Zotarelli Filho, I. J., Junior, N. I., & Ribas Filho, D. (2023). Consensus of the Brazilian Association of Nutrology on diagnosis, prophylaxis, and treatment of vitamin B12 deficiency. International Journal of Nutrology, 16(1).
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.