Câncer de mama: guia para falar com a paciente

Postado em 8 de dezembro de 2021

Nutrição e câncer de mama

O câncer de mama é um dos tumores mais prevalentes no mundo todo, acometendo mulheres de todas as classes sociais e culturas.

Assim como qualquer tumor, o seu diagnóstico precoce é essencial para uma melhor resposta ao tratamento, assim como um favorável prognóstico. No entanto, a prevenção ainda é o melhor caminho ao seu combate.

E pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) publicaram recentemente o e-book denominado “Câncer de Mama, vamos conversar?”, como uma forma de trazer orientações ao pacientes, sobre o que é a doença e sua prevenção.

Fatores de riscos modificáveis e não modificáveis

Como sabemos, o câncer de mama é uma neoplasia maligna, relacionado a um conjunto de fatores modificáveis, parcialmente modificáveis e não modificáveis.

Os fatores não modificáveis são os que não podem ser alterados devido à predisposição genética, idade e o processo de envelhecimento, ou seja, ocorrem de forma natural.

Os parcialmente modificáveis são fatores em que há exposição ao longo da vida, como alterações hormonais, por uso de reposição, como os anticoncepcionais e a gravidez.

Já os modificáveis, são os que estão ligados à nutrição e ao estilo de vida adotado, principalmente pelo excesso de gordura na dieta, por consumo de alimentos ultraprocessados e do abuso de cigarro e álcool.

Nesse caso, adequação do consumo alimentar, a ingestão de uma dieta equilibrada rica em vegetais, frutas, fibras e a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas, é essencial não só para a prevenção do câncer de mama, mas também contra eventos cardiovasculares, associados ao excesso de peso.

A prevenção do câncer de mama é o melhor caminho

Quando falamos de câncer, a prevenção é um dos fatores primordiais no combate ao seu desenvolvimento, sendo assim o e-book mostra alguns fatores que podem ajudar em sua prevenção, como podemos ver a seguir:

Aleitamento materno:

Além do seu grande beneficio para o bebê, o aleitamento segundo estudos pode reduzir em até 2% o risco de câncer de mama, devido à diminuição de alguns hormônios como o estrogênio e seu auxílio na diminuição dos níveis séricos da insulina, que quando elevados podem aumentar o risco da doença.

Alimentação saudável:

Como dito anteriormente, a alimentação balanceada e equilibrada auxilia na prevenção de diversas doenças, assim como no câncer de mama.

Sendo assim, aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e vitamina A, dar preferência a alimentos in natura, reduzir o consumo de alimentos gorduroso e doces e aumentar a ingestão hídrica são alguns dos fatores que contribuem com a sua prevenção.

Veja também: Receitas: Prevenindo o Câncer de Mama e de Próstata

Pratica de atividade física:

A prática de exercício é benéfica para a saúde como um todo, sendo assim, a sua prática regular, está associada a menor predisposição a diversas doenças.

Saiba mais clicando aqui

Além disso, o e-book, ainda conta com orientações para a prática de atividade física, incentivo a realização dos exames de prevenção, a importância do profissional de nutrição no câncer de mama e relatos de mulheres que venceram a doença.

Confira o e-book completo aqui

Cadastre-se e receba nossa newsletter