fbpx

O que é índice glicêmico (IG)?

Postado em 18 de novembro de 2019 | Autor: Natália Lopes

Confira a definição e como é feita a classificação dos alimentos

O índice glicêmico (IG) é um indicador que se baseia na influência que a ingestão do carboidrato de um alimento exerce sobre a elevação dos níveis de glicose sanguínea após 2h do consumo, comparado a ingestão de um alimento de referência, como a glicose ou o pão branco.

Os alimentos podem ser classificados em:

  • Alto IG: quando o IG > 70 (Ex.: arroz branco – IG 104)
  • Médio IG: quando o IG estiver entre 55 e 70 (Ex.: biscoito de água – IG 63)
  • Baixo IG: quando o IG < 55 (EX.: Bolo de baunilha – IG 42)

Diversos são fatores do próprio alimento que influenciam na resposta glicêmica, sendo que os principais incluem: o tipo de amido (amilose ou amilopectina), a quantidade de monossacarídeo (frutose, galactose), a presença e fibras, processo de cocção presença de fatores antinutricionais e a proporção de macronutrientes. O impacto na glicemia também pode ser afetado em refeições completas, quando alimentos fonte de carboidratos estão combinados a alimentos fonte de outros macronutrientes, como proteína e gordura.

Alimentos de baixo IG parecem ser interessantes para os pacientes diabéticos, visto que são absorvidos de maneira mais lenta, aumentando gradualmente a glicose sanguínea, provocando menor variação da glicemia. Há também indícios de que o controle do IG seja favorável no controle da síndrome metabólica e obesidade.

Referências:

CARUSO, Lúcia; MENEZES, Elizabete Wenzel de. Índice glicêmico dos alimentos. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, São Paulo, v. 19/20, p. 49-64, 2000.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG). Mar./16. Disponível em: diabetes.org.br/publico/colunistas/96-dra-gisele-rossi-goveia/1267-indice-glicemico-ig-e-carga-glicemica-cg

WAITZBERG, Dan L. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 5ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.

ZHANG, Jia-yu et al. The association between glycemic index, glycemic load, and metabolic syndrome: a systematic review and dose–response meta-analysis of observational studies. European Journal Of Nutrition, [s.l.], 3 nov. 2019. Springer Science and Business Media LLC.

Alam NH, Meier R, Rausch T, et al. Effects of a partially hydrolyzed guar gum on intestinal absorption of carbohydrate, protein and fat: a double-blind controlled study in volunteers. Clin Nutr. 1998;17(3):125-9.

Leia também