As últimas descobertas científicas sobre a doença e como manter uma rotina saudável em casa, seja para evitar ou se recuperar do vírus, você encontra aqui
A covid-19 (coronavírus), doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, ainda é um assunto sério e que requer cuidados, mesmo para aqueles que já foram infectados. E uma das melhores maneiras de se cuidar é por meio da informação. Saber os sintomas do coronavírus, as medidas de segurança que afastam o risco de contágio e até mesmo como manter uma rotina saudável durante a quarentena ou após a doença é muito importante para preservar o bem-estar.
Desde o início da pandemia, o Nutritotal Público Geral segue acompanhando os estudos científicos e as recomendações das autoridades de saúde e tem conversado com especialistas para melhor informar nossos leitores. Aqui você encontra um guia completo com vídeos, infográficos e textos a respeito da covid-19 e como cuidar de toda a família. Veja mais a seguir:
Conteúdo
Por que ainda é preciso se proteger?
Tem gente que acha que o perigo já passou. Mas não é verdade. A médica Maria de Lourdes Teixeira da Silva, que contraiu covid-19, conta que diversos sintomas do coronavírus podem persistir mesmo depois da recuperação. Por isso, o melhor ainda é evitar o contágio. Ela explica tudo isso no vídeo abaixo:
Grupos de risco
Você sabia que pessoas acometidas por comorbidades relacionadas à má alimentação, como diabetes e obesidade, são mais vulneráveis ao contágio e efeito do coronavírus? No nosso site, você encontra notícias e dicas baseadas em estudos científicos que avaliaram os principais grupos de risco para a doença:
Comorbidades relacionadas à má alimentação marcam grupos de risco da covid-19
Como fica a saúde da gestante e do bebê, caso ela seja infectada pela covid-19?
Entenda a relação do excesso de peso e o risco de contrair covid-19
5 dicas para proteger a saúde dos diabéticos em tempos de coronavírus
Tosse, falta de ar (mesmo em repouso), febre, coriza e dor de garganta são alguns dos sintomas mais relatados pelos pacientes. Para alguns, o quadro se assemelha a um resfriado, mas, para outros, pode caracterizar até mesmo uma pneumonia severa. Cansaço e perda de paladar também podem afetar os infectados. Se desconfiar da doença, procure imediatamente o pronto-atendimento direcionado à covid-19 da sua cidade. Para o diagnóstico, será necessário fazer um teste.
Alimentação e covid-19
Muito se fala a respeito de chás milagrosos que podem curar pacientes infectados pelo Sars-CoV-2. Porém, essa é uma fake news que precisa ser combatida, afinal, ainda não há tratamento comprovado cientificamente para a doença. Veja mitos e verdades acerca da relação entre os alimentos e a propagação do vírus:
O que a ciência já sabe sobre a alimentação e o novo coronavírus
Você sabe o que é verdade e o que é fake news sobre o novo coronavírus?
Como a ciência estuda o uso de leite materno contra o novo coronavírus
O que vale, sempre, é seguir uma alimentação equilibrada. Isso contribui com a imunidade e reduz o risco de doenças em geral. Veja alguns exemplos para o cardápio que fortalecem o organismo:
Suplementação
Na tentativa de fortalecer as defesas do organismo, o uso de suplementos tem sido muito falado. Mais precisamente, a vitamina D e o zinco ganharam os holofotes como possíveis meios de afastar o coronavírus. Mas será que a medida é mesmo eficiente? Fomos investigar:
Suplementar vitamina D é eficaz contra o novo coronavírus?
Tomar suplementos de vitaminas aumenta a imunidade?
Cuidados diários
Da máscara à higienização das compras do mercado, diversas medidas têm sido propagadas como formas de minimizar o contágio. Aprenda cada uma delas:
Máscara
Veja também os cuidados a serem evitados com a máscara aqui.
Limpeza de alimentos
Higienização
Compras
Rotina equilibrada
Desde o início da pandemia, a recomendação das autoridades da saúde é que as pessoas evitem locais com aglomerações, onde o risco de contágio de doenças virais é maior. Embora, aos poucos, estabelecimentos comerciais tenham voltado a abrir, muita gente ainda prefere permanecer em casa na medida do possível e readaptar a rotina. A boa notícia é que mesmo longe de restaurantes e academias é possível manter um dia a dia saudável. Veja como:
Dieta
Com mais tempo em casa, muitas pessoas relatam sentir mais vontade de comer. Nessas horas é importante conhecer opções nutritivas e leves. O médico especialista em terapia nutricional e diretor científico do Nutritotal Público Geral, Dr. Dan Waitzberg, lista as recomendações:
Exercícios
Quer se exercitar de casa? O professor de educação física Adriano Morais preparou algumas aulas. Confira:
Alongamento
Exercícios leves
Moderados
Treino intenso
Saúde mental
Passar por uma pandemia pode trazer medo, insegurança e estresse. Tudo isso é natural, afinal, são diversas as adaptações que precisamos adotar. Mas sabia que a alimentação pode ser uma aliada do humor e da saúde mental mesmo nesses momentos difíceis? Veja como:
A ciência estuda o papel da alimentação para manter a saúde mental em tempos de pandemia
Quais são os alimentos que aumentam a serotonina, o hormônio do bem-estar?
Também conversamos com a psicóloga Helena Müller, que listou dicas para lidar com a perda e o luto neste momento:
Pós-covid
Mesmo quem já teve a doença precisa ficar atento com sintomas persistentes e cuidados para não pegar uma nova mutação do vírus e recuperar a saúde. Confira materiais que podem ajudar os pacientes que já foram infectados:
Dicas de cuidados para quem já teve covid-19
O que a ciência já sabe – e o que é fake news – sobre os cuidados com a saúde pós-covid
Aconteceu comigo: eu sobrevivi ao covid-19
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.