>

Glossário: S

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sacarase

A enzima intestinal que hidrolisa a sacarose em glicose e frutose.

sacarina

Edulcorante sintético não-nutritivo. O nome químico da substância é diidro-2,3-oxo-3-benzisossulfonazol ou benzossulfimida. Em solução aquosa, tem poder adoçante mais de 300 vezes maior que o da sacarose (açúcar comum).

sacarose

O açúcar do uso domiciliar; um dissacarídeo composto de glicose e frutose encontrado na cana-de-açúcar de bordo, frutas, vegetais e mel.

sais minerais

Possuem funções essenciais no organismo humano. Atuam regulando o metabolismo enzimático; mantém o equilíbrio ácido-básico, a irritabilidade nervosa e muscular e a pressão osmótica; facilitam a transferência de compostos pelas membranas celulares e compõem tecidos orgânicos. Também conhecido como minerais.

saponina

Tipo de glicosídeo amplamente distribuído em plantas. Cada um consiste em uma sapogenina, como fração aglicona e um açúcar. A sapogenina pode ser esteróide ou triterpeno, e o açúcar pode ser glicose, galactose, pentose ou metilpentose.

sarcolema

membrana que envolve a fibra ou célula muscular.

secretina

Um hormônio liberado pela parede duodenal dentro da corrente sangüínea, que estimula o pâncreas a secretar água e bicarbonato e que inibe a secreção de gastrina.

sepse

Condição clínica grave que resulta da disseminação de microorganismos piogênicos ou patológicos ou de seus produtos tóxicos, a partir de um foco infeccioso, para a corrente sangüínea ou tecidos. Sinônimo de septicemia, sepsia, sépsis.

seqüestrante

Substância que complexa íons metálicos numa solução.

Sialorreia

Excesso de saliva na cavidade oral.

simbióticos

Ingredientes com ação conjunta de probióticos e prebióticos. Relativo a simbiose, que é a associação de duas ou mais espécies, com benefício mútuo.

síndrome

Conjunto de sinais e sintomas associados a processo mórbido e que podem caracterizar o quadro de uma doença.

Cadastre-se e receba nossa newsletter