sacarase
A enzima intestinal que hidrolisa a sacarose em glicose e frutose.
sacarina
Edulcorante sintético não-nutritivo. O nome químico da substância é diidro-2,3-oxo-3-benzisossulfonazol ou benzossulfimida. Em solução aquosa, tem poder adoçante mais de 300 vezes maior que o da sacarose (açúcar comum).
sacarose
O açúcar do uso domiciliar; um dissacarídeo composto de glicose e frutose encontrado na cana-de-açúcar de bordo, frutas, vegetais e mel.
sais minerais
Possuem funções essenciais no organismo humano. Atuam regulando o metabolismo enzimático; mantém o equilíbrio ácido-básico, a irritabilidade nervosa e muscular e a pressão osmótica; facilitam a transferência de compostos pelas membranas celulares e compõem tecidos orgânicos. Também conhecido como minerais.
saponina
Tipo de glicosídeo amplamente distribuído em plantas. Cada um consiste em uma sapogenina, como fração aglicona e um açúcar. A sapogenina pode ser esteróide ou triterpeno, e o açúcar pode ser glicose, galactose, pentose ou metilpentose.
sarcolema
membrana que envolve a fibra ou célula muscular.
secretina
Um hormônio liberado pela parede duodenal dentro da corrente sangüínea, que estimula o pâncreas a secretar água e bicarbonato e que inibe a secreção de gastrina.
sepse
Condição clínica grave que resulta da disseminação de microorganismos piogênicos ou patológicos ou de seus produtos tóxicos, a partir de um foco infeccioso, para a corrente sangüínea ou tecidos. Sinônimo de septicemia, sepsia, sépsis.
seqüestrante
Substância que complexa íons metálicos numa solução.
Sialorreia
Excesso de saliva na cavidade oral.
simbióticos
Ingredientes com ação conjunta de probióticos e prebióticos. Relativo a simbiose, que é a associação de duas ou mais espécies, com benefício mútuo.
síndrome
Conjunto de sinais e sintomas associados a processo mórbido e que podem caracterizar o quadro de uma doença.