farmacocinética
farmacodinâmica
Fasciculações
fator de crescimento
Polipeptídio que faz parte do desenvolvimento e manutenção dos tecidos vivos. Pode ser encontrado em todos os tecidos do corpo humano, ligado a receptores específicos, proteínas carreadoras ou, em sua forma livre, na circulação sangüínea. Sua função é estimular a proliferação celular, mas pode também participar da regulação da diferenciação e mesmo inibição do crescimento celular.
fator de crescimento insulina-símile
Peptídio que possui efeito insulínico em tecidos-alvo da insulina (como músculo e tecido adiposo). O fator de crescimento insulina-símile (IGF, do inglês insulin-like growth factor) é sintetizado principalmente no fígado. Outros IGFs estão presentes no soro humano, mas os IGFs I e II representam 90% deles. Têm importância fisiológica em processos regenerativos teciduais de origem mesodérmica, cicatricial e no crescimento de cartilagens e ossos.
fator de necrose tumoral
Uma proteína similar a hormônio produzida por macrófagos que liberam gordura pela redução da concentração de enzimas necessárias para a produção e armazenamento de gordura, induz um estado de anorexia e também pode produzir choque.