>

Glossário: F

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

farmacocinética

A ação de uma droga no organismo, inclusive absorção, distribuição, metabolismo e eliminação.

farmacodinâmica

O estudo dos efeitos fisiológicos e bioquímicos de uma droga ou uma combinação de drogas e os mecanismos de suas ações.

Fasciculações

Contração muscular pequena, local, momentânea e involuntária, que pode ser visível sob a pele

fator de crescimento

Polipeptídio que faz parte do desenvolvimento e manutenção dos tecidos vivos. Pode ser encontrado em todos os tecidos do corpo humano, ligado a receptores específicos, proteínas carreadoras ou, em sua forma livre, na circulação sangüínea. Sua função é estimular a proliferação celular, mas pode também participar da regulação da diferenciação e mesmo inibição do crescimento celular.

fator de crescimento insulina-símile

Peptídio que possui efeito insulínico em tecidos-alvo da insulina (como músculo e tecido adiposo). O fator de crescimento insulina-símile (IGF, do inglês insulin-like growth factor) é sintetizado principalmente no fígado. Outros IGFs estão presentes no soro humano, mas os IGFs I e II representam 90% deles. Têm importância fisiológica em processos regenerativos teciduais de origem mesodérmica, cicatricial e no crescimento de cartilagens e ossos.

fator de necrose tumoral

Uma proteína similar a hormônio produzida por macrófagos que liberam gordura pela redução da concentração de enzimas necessárias para a produção e armazenamento de gordura, induz um estado de anorexia e também pode produzir choque.

fator intrínseco

Uma glicoproteína secretada pelas glândulas gástricas necessária para a absorção da vitamina B12 exógena pelos receptores da superfície celular ileal para complexos IF-B12.

fenilcetonúria

Doença provocada por defeito nos genes que codificam uma das enzimas fenilalanina hidroxilase ou a diidrobiopterina redutase, o que impede ou reduz a capacidade do organismo de converter a fenilalanina em tirosina, provocando hiperfenilalaninemia.

ferro heme

A forma orgânica na qual o ferro é encontrado na carne, peixe e aves.

ferro não-heme

Ferro que não é uma parte do complexo heme e que está presente em alimentos como ovos, grãos, vegetais e frutas; também presente, em pequenas quantidades, na carne, no peixe e nas aves.

fibra

Compostos de origem vegetal não possíveis de serem hidrolisados por enzimas do intestino humano.

fibra crua

Resíduo obtido após o tratamento dos vegetais com ácidos e alcalinos.

Cadastre-se e receba nossa newsletter