>

Glossário: E

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

edema

É o acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares teciduais ou cavidades do organismo.

elementar

São aquelas dietas enterais em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma totalmente hidrolisada (aminoácidos).

eletrólito

Substância que, em solução aquosa, se dissocia em íons (ânions e cátions). Os líquidos orgânicos contêm eletrólitos, importantes na distribuição da água nas células, manutenção do pH do sangue etc.

emaciação

Perda de massa muscular e de gordura; emagrecimento, extenuação.

emulsão

Sistema contendo dois líquidos imiscíveis.

emulsificante

Ver agente emulsificante.

emulsões lipídicas

As emulsões lipídicas são formadas por duas fases: a fase dispersa, oleosa (glóbulos) e a fase aqüosa, dispersante. São usadas como fonte de ácidos graxos e energia, administradas sozinhas ou em assossiação com glicose e aminoácidos a pacientes desnutridos ou em estado de hipercatabolia.

encefalopatia hepática

Uma síndrome clínica que se desenvolve na doença hepática avançada, caracterizada por mente prejudicada, distúrbios neuromusculares e consciência alterada.

endoscopia

Procedimento diagnóstico que envolve a passagem de um tubo flexível, com iluminação e lente, para dentro do esôfago e estômago, a partir da boca. Assim, erosões, ulcerações, alterações na vascularização e destruição das células de superfície podem ser identificadas.

endotelial

Pertencente, relacionado com ou produzido por células do endotélio.

endotélio

Tipo de epitélio pavimentoso simples, de origem mesodérmica, que reveste a superfície interna do coração, dos vasos sangüíneos e dos linfáticos.

endovenoso

O mesmo que intravenoso.

Cadastre-se e receba nossa newsletter