edema
É o acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares teciduais ou cavidades do organismo.
elementar
São aquelas dietas enterais em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma totalmente hidrolisada (aminoácidos).
eletrólito
Substância que, em solução aquosa, se dissocia em íons (ânions e cátions). Os líquidos orgânicos contêm eletrólitos, importantes na distribuição da água nas células, manutenção do pH do sangue etc.
emaciação
Perda de massa muscular e de gordura; emagrecimento, extenuação.
emulsão
Sistema contendo dois líquidos imiscíveis.
emulsificante
Ver agente emulsificante.
emulsões lipídicas
As emulsões lipídicas são formadas por duas fases: a fase dispersa, oleosa (glóbulos) e a fase aqüosa, dispersante. São usadas como fonte de ácidos graxos e energia, administradas sozinhas ou em assossiação com glicose e aminoácidos a pacientes desnutridos ou em estado de hipercatabolia.
encefalopatia hepática
Uma síndrome clínica que se desenvolve na doença hepática avançada, caracterizada por mente prejudicada, distúrbios neuromusculares e consciência alterada.
endoscopia
Procedimento diagnóstico que envolve a passagem de um tubo flexível, com iluminação e lente, para dentro do esôfago e estômago, a partir da boca. Assim, erosões, ulcerações, alterações na vascularização e destruição das células de superfície podem ser identificadas.
endotelial
Pertencente, relacionado com ou produzido por células do endotélio.
endotélio
Tipo de epitélio pavimentoso simples, de origem mesodérmica, que reveste a superfície interna do coração, dos vasos sangüíneos e dos linfáticos.
endovenoso
O mesmo que intravenoso.