fbpx

VALORES DE REFERÊNCIA PARA O ÂNGULO DE FASE NA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Postado em 25 de março de 2009 | Autor: Gonzalez MC, et al.

Autores: Gonzalez MC; Barros AJD; Silva TGB; Larsson E

Instituição: Universidade Católica de Pelotas

Objetivos

O ângulo de fase (AF) é um indicador baseado na reactância e resistência, obtido a partir da Bioimpedância elétrica (BE). Vários estudos têm demonstrado a sua importância como um instrumento prognóstico em diversas situações clínicas. O AF parece se modificar com a idade e com o sexo, o que torna difícil comparar seus valores absolutos em populações de faixa etárias diferentes. Estudos anteriores mostraram que os valores de referência do AF podem variar entre diferentes populações. O objetivo deste estudo é estimar os valores de referência para a população brasileira, e compara-los com os outros valores de referência da população americana e suíça previamente publicados.

Materiais e métodos

O estudo analisou 40.175 adultos saudáveis, com idade entre 18 e 89 anos, que realizaram BE (RJL Systems®) sob condições padrão, durante exames de rotina. O AF foi calculado diretamente a partir dos valores de resistência e reactância. As comparações entre sexo e faixas etárias foram realizadas usando teste t não pareado e análises de variância, considerando como significativos valores de p > 0,05. As análises estatísticas foram realizadas com o programa Stata 9.2.

Resultado

O AF apresentou uma curva de distribuição normal nesta amostra. O valor médio total foi de 6,88o, sendo 7,02o para homens e 6,09o para mulheres. Foi encontrada uma tendência linear decrescente e significativa entre as faixas etárias, em ambos os sexos. Os valores encontrados de AF nesta amostra da população brasileira são menores que os valores encontrados na população americana, porém bastantes similares aos encontrados na população suíça.

Conclusão

O AF difere entre sexo e faixas etárias, sendo maior em homens e diminui com a idade, como vários outros parâmetros biológicos. Este estudo comprovou que também existe uma diferença entre populações de diferentes países, O uso de valores de referência específicos para uma população poderá auxiliar no papel preditivo do AF em estudos clínicas e epidemiológicas.

Unitermos

ângulo de fase, bioimpedância elétrica, valores de referência

Leia também