acanthosis nigricans
condição dermatológica caracterizada por espessamento, hiperpigmentação e acentuação das linhas da pele, gerando aspecto grosseiro e aveludado no local afetado.
acantose nigricans
Espessamento da espessura do estrato espinoso da derme, com lesões como erupções verrucosas ou manchas escuras, que ocorre principalmente em virilha, axilas, pescoço e região anogenital. Pode ter origem benigna ou hereditária, mas também estar associada a neoplasia, a distúrbios metabólicos e também à obesidade.
acesulfame K
Edulcorante artifical não-calórico, também conhecido como acesulfame-potássio. Tem poder adoçante aproximadamente 200 vezes superior ao da sacarose. Sua fórmula é C4H4KNO4S. Suporta altas temperaturas.
ácido araquidônico
Eicosanóide de origem lipídica sintetizado através dos ácidos graxos ômega-6. O ácido araquidônico é precursor de eicosanóides como a prostaglandina E2 (PGE2), leucotrieno B4 (LTB4), tromboxano 2 (TX2) e fator de agregação de plaquetas (PAF). Esses mediadores apresentam maior potencial inflamatório quando comparados com os eicosanóides sintetizados a partir dos ácidos graxos n-3, como a prostaglandina E3 (PGE3), leucotrieno B5 (LTB5) e tromboxano 3 (TX3).
ácido ascórbico
Um derivado da hexose; vitamina C.
ácido carboxílico
Composto orgânico que contém o grupo carboxila ou carboxílico (-CO.OH). Podem ser classificados em monoácidos (que contêm um grupo carboxila), diácidos (dois) e assim por diante e em saturados e insaturados. São moléculas fornecedoras de energia e que podem ser acumuladas como triglicerídios; entram na constituição de fosfolipídios e glicolipídios que organizam membranas celulares e seus derivados servem de hormônios.
ácido desoxirribonucléico
Macromolécula, mais conhecida como DNA, consistindo em longo filamento, não ramificado, formado por uma seqüência de que participam quatro nucleotídeos diferentes (cada qual com uma base nitrogenada, que pode ser adenina, citosina, guanina ou timina) e cuja ordenação linear codifica toda a informação genética da maioria dos organismos vivos. As bases dos nucleotídeos ficam presas a um esqueleto estrutural formado pela alternância de um açúcar, a desoxirribose, e um grupo fosfato, interligados por covalência, para construir a cadeia de DNA.
ácido fólico
Ácido pteroilglutâmico, a vitamina B9 associada à formação do tubo neural, à saúde cerebral e à prevenção de anemia.
ácido gama-linolênico
Ácido graxo ômega-6 produzido no organismo a partir do ácido linoléico.
ácido glutâmico
Aminoácido monocarboxílico, de fórmula C5H9NO4 e cuja abreviação é Glu. É precursor do ácido gama-aminobutírico, da ornitina e da glutamina. É um dos constituintes da glutationa. Ver glutamato monossódico.
ácido graxo
Ácido carboxílico que forma uma série de carbonos em linha, com um grupo carboxílico (-CO.OH) em uma terminação e um grupo metila na outra.
ácido graxo cis
São ácidos graxos insaturados, com os átomos de hidrogênio da dupla ligação do mesmo lado.